Biguá

Escolas municipais de Cachoeiro se destacam em prêmio de sustentabilidade

O projeto "Jardim do afeto", da Emeb Eliseu Lofêgo, ficou em 2º lugar na categoria "Educação"
Foto: Divulgação/PMCI

Projetos desenvolvidos por duas escolas da rede municipal de Cachoeiro se destacaram na edição 2021 do Prêmio Biguá de Sustentabilidade, na categoria “Educação”, concorrendo com escolas públicas e privadas de ensino fundamental de 28 municípios sul-capixabas. A cerimônia de premiação ocorreu nesta quinta-feira (28).

Localizada no bairro Rui Pinto Bandeira, a Emeb “Eliseu Lofego” ficou em 2º lugar, com o projeto “Jardim do afeto: autoestima e amor como sementes para um mundo melhor”, que envolve turmas de 1º ao 5º ano do ensino fundamental. A proposta tem foco na revitalização do ambiente escolar através do plantio de flores e de outras plantas, no pátio e na calçada externa da unidade. Atividades como jogos, brincadeiras e produções de texto também integram a iniciativa.

“O projeto surgiu com o objetivo de propiciar relações afetivas e socioemocionais na construção da autoestima, associadas à educação ambiental, vivenciando, com os estudantes, o cuidado com o espaço escolar e o entorno, construindo um ambiente bonito e saudável através do plantio de uma variedade de plantas ornamentais e de algumas frutíferas, criando espaços para a realização de momentos de leitura, dramatização, recreação. Isso contribui para uma aprendizagem significativa. O projeto ultrapassou os muros da escola, a comunidade está envolvida e contribui para a conscientização de alguns moradores, além de ajudar no cuidado com nosso jardim”, conta a gestora da escola, Daniela Passoni Altoé.

Já a Emeb “Pluridocente Tijuca”, em Tijuca, ficou em 3º lugar com o projeto “Separe, recicle e reutilize seu lixo”, que é direcionado a alunos do ensino fundamental e, também, da pré-escola. A iniciativa aborda aspectos relacionados ao descarte correto do lixo, ao reaproveitamento de materiais recicláveis, ao uso consciente dos materiais da natureza e à promoção do plantio de árvores.

“O trabalho de conscientização da preservação do meio ambiente na escola busca resgatar a necessidade de conciliar a teoria com a prática no dia a dia, garantindo o futuro do planeta e da humanidade. Dessa forma, temos uma noção de que tudo está interligado. Somos parte da natureza e não devemos esquecer isso”, frisa Valéria Benevenuto, gestora da unidade.

As escolas utilizaram todos os espaços contidos ao redor do prédio escolar, reutilizando vasos, pneus, caixas de leite e garrafas pet, paralelamente, às aulas práticas, refletindo sobre comportamentos e atitudes sustentáveis necessárias para preservar o meio ambiente.

“Parabenizamos as unidades de ensino envolvidas. Por meio dos projetos, nossos estudantes têm a oportunidade de construir a concepção de que, através da afetividade e da autoestima desenvolvidas nas interrelações pessoais, as aprendizagens tornam-se mais significativas com a parceria efetiva de todos, reacendendo a esperança de um futuro melhor em todas as esferas da vida e do meio ambiente”, ressalta a secretária municipal de Educação, Cristina Lens.