Escolas municipais elegem novos membros para grêmios estudantis

Alunos em votação na escola Pedro Estellita Herkenhoff

Alunos de 15 escolas da rede municipal de ensino de Cachoeiro de Itapemirim escolheram novos membros para os grêmios estudantis dessas unidades. A votação aconteceu no fim da semana passada e na segunda-feira (9), e as chapas vencedoras tomarão posse entre os dias 16 e 24 deste mês.

A eleição mobilizou estudantes do 6º ao 9º ano do ensino fundamental das escolas Anacleto Ramos, Anísio Ramos, Galdino Theodoro, Jacomo Silotti, Jenny Guardia, Luiz Marques Pinto, Luiz Semprini, Maria das Dores, Monteiro Lobato, Deusdedit Baptista, Florisbelo Neves, Pedro Estellita, Valdy Freitas, Gércia Ferreira Guimarães e São Vicente.

O processo eleitoral foi iniciado no final de junho, e as campanhas das chapas inscritas duraram até o fim de agosto. Nesse período, os grupos concorrentes divulgaram suas ideias por meio de panfletos, cartazes, debates e reuniões.

Greminhos

Em outubro, o apoio à formação de grêmios estudantis será ampliado na rede municipal. É que a Secretaria Municipal de Educação (Seme) e a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes) – parceira da iniciativa – realizarão as eleições para os greminhos, envolvendo na iniciativa as escolas de ensino fundamental I, que atendem alunos de 1º ao 5º ano. E para 2020, a meta é alcançar as unidades de educação infantil.

“Dedicamos bastante esforço na organização dessas agremiações, em todos os níveis, pois, quando o aluno participa de um grêmio, ele desempenha um importante papel não só na escola, mas em toda sua vivência”, avalia a secretária Cristina Lens.

Sobre o projeto

O projeto dos grêmios estudantis é amparado pelas leis nº 7398/1985, nº 8069/1990, nº 9394/1996 e nº 7217/2015 (Plano Municipal de Educação, Meta 19).

A responsabilidade pela implantação das agremiações, na rede municipal, é da Gerência de Gestão Escolar da Seme e da Gerência do Centro de Referência da Juventude (CRJ) Arildo Valadão, vinculada à Semdes.

Posses dos grêmios estudantis

16/09 – Professor Florisbelo Neves (Novo Parque), às 9h | Professora Gércia Ferreira Guimarães (Fé e Raça), 10h | Maria das Dores Pinheiro Amaral (Elpídio Volpini), 14h

17/09 – Pedro Estellita Herkenhoff (Waldir Furtado de Amorim – BNH de Baixo), às 9h | Professora Deusdedit Baptista (Coramara), 16h

18/09 – Jácomo Siloti (Vargem Grande de Soturno), 9h | Luiz Samprini (Pacotuba), 14h