80 anos do Rei

Escolas municipais participam de concurso literário sobre a Casa de Roberto Carlos

Atividade vai mobilizar alunos de 6º e 7º anos, de 11 escolas municipais
Foto: Divulgação/PMCI

A Secretaria de Cultura e Turismo (Semcult) de Cachoeiro prepara uma série de atividades para comemoração do aniversário de 80 anos do cantor Roberto Carlos – 19 de abril – no município. As ações terão início já a partir deste mês. Uma delas é um concurso literário para os alunos de 6º e 7º anos do ensino fundamental, de 11 escolas municipais.

A partir do tema “É apenas uma casa?”, os alunos serão incentivados a escrever sobre a Casa de Cultura Roberto Carlos, lugar onde o cantor morou na infância e patrimônio cultural do município. Além de estimular o desenvolvimento da escrita, a proposta é fortalecer a educação patrimonial nas escolas.

O texto deverá conter informações gerais sobre o centro cultural, como as principais características, curiosidades, história, importância, entre outros aspectos. Uma equipe da Semcult ficará disponível para auxiliar os alunos, caso queiram tirar dúvidas ou, até mesmo, visitar o espaço cultural.

As escolas participantes, selecionadas pela Secretaria Municipal de Educação (Seme), são: Anacleto Ramos, Galdino Theodoro da Silva, Jenny Guárdia, Luiz Marques Pinto, Luiz Semprini, Maria da Dores Pinheiro Amaral, Monteiro Lobato, Professor Deusdedit Baptista, Professor Pedro Estelita Herkenhof, Professora Gércia Ferreira Guimarães e São Vicente.

Cada escola deverá selecionar, por regra própria, três textos, que deverão ser encaminhados para Semcult até o dia 31 de março.

Em seguida, a comissão julgadora da Semcult, após receber os três classificados de cada instituição, selecionará os cinco melhores, que serão considerados vencedores entre todas as escolas participantes. Os critérios avaliados serão coerência ao tema, originalidade e qualidade.

O resultado será divulgado no dia 5 de abril no site da Prefeitura de Cachoeiro (www.cachoeiro.es.gov.br). Os textos escolhidos farão parte de um folder que ficará à disposição na Casa de Cultura Roberto Carlos e serão distribuídos para todos os visitantes do local. Além disso, os autores receberão uma placa de participação no concurso.

“O concurso literário nas comemorações do aniversário de Roberto Carlos incentiva e mantém viva a tradição de Cachoeiro em produzir grandes nomes da literatura. É uma associação muito bem-vinda: música e literatura! Acreditamos que, neste ano, os textos produzidos por nossos jovens sejam igualmente emocionantes e surpreendentes”, afirma a secretária municipal de Cultura e Turismo, Fernanda Martins.

“A parceria com a Semcult é de grande importância para o fomento da cultura local e proporcionará aos nossos estudantes a oportunidade de mostrarem seus talentos, incentivando a pesquisa e escrita na construção de novas experiências”, avalia a secretária municipal de Educação, Cristina Lens.

Para a segunda quinzena deste mês, também dentro das atividades do “Aniversário do Rei”, está prevista a realização do “Quiz na Escolas”, um jogo de perguntas e respostas sobre a vida e a obra do artista, com a participação para estudantes do município. A programação completa em homenagem ao cantor será divulgada pela Semcult nos próximos dias.