Turismo Rural

Estradas de acesso ao Itabira e à Boa Vista serão pavimentadas

Pedra da Penha é um dos atrativos de Boa Vista, no distrito de São Vicente
Foto: Márcia Leal/PMCI

A Prefeitura de Cachoeiro planeja pavimentar as estradas vicinais que dão acesso à Reserva de Desenvolvimento Sustentável do Itabira (RDSI) e à localidade de Boa Vista, no distrito de São Vicente, duas regiões do município com grande potencial turístico.

O primeiro passo para a futura execução das obras será dado, nos próximos dias, com a autorização para que uma empresa especializada, contratada via licitação, inicie os estudos e trabalhos para elaboração dos projetos executivos de engenharia.

A Secretaria Municipal de Agricultura e Interior estabeleceu que a pavimentação será do tipo intertravada, com blocos de concreto (semelhante à adotada na Rota do Lagarto, em Pedra Azul), por ser uma opção mais sustentável e harmônica em relação ao entorno. O planejamento prevê a pavimentação de 3,15 quilômetros na localidade do Itabira e de 6,04 quilômetros em Boa Vista.
 
“Essas duas regiões são pródigas em belezas naturais, abrigam cartões-postais do município, que são a Pedra do Itabira e a Pedra da Penha. Também são muito procuradas para a prática de esportes radicais e de aventura. Uma melhor infraestrutura viária é fundamental para estimular o desenvolvimento das atividades turísticas, ampliando a abertura de novos empreendimentos e as oportunidades de geração de trabalho e renda no meio rural, tudo isso em harmonia com o meio ambiente”, explica o secretário municipal de Agricultura e Interior, Robertson Valladão.

As melhores condições de mobilidade, proporcionadas pela pavimentação, também vão favorecer o escoamento da produção agropecuária nessas localidades e reduzir custos do município com serviços de manutenção das vias.

“Nos períodos de maior incidência de chuvas, alguns trechos dessas estradas ficam prejudicados, o que dificulta o tráfego de veículos, causando transtornos à população local e prejuízos aos produtores rurais. Além disso, essas vias demandam frequentes intervenções para melhorias, o que acabará quando forem pavimentadas”, frisa Valladão.

Os projetos executivos para pavimentação deverão ser concluídos em até 180 dias, a partir da ordem de serviço, que será dada nos próximos dias. O investimento, de R$ 138 mil, será feito com recursos do Fundo Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável (FMDRS).

A assinatura do contrato para elaboração dos projetos foi realizada em Boa Vista, nesta quarta-feira (12), durante solenidade que marcou o repasse de recursos do FMDRS à associação de produtores rurais da região, para realização de projeto com foco no turismo rural. A atividade contou com a presença do prefeito Victor Coelho.

“Cachoeiro tem vocação para o turismo rural e nós estamos trabalhando, com várias ações, para favorecer o desenvolvimento desse setor, que oferece múltiplas possibilidades de geração de renda e criação de postos de trabalho no meio rural”, disse o prefeito.