Apoio no aprendizado

Estudantes da rede municipal de Cachoeiro ganham kit de material escolar

Cadernos do kit são estampados com imagens de patrimônios do município
Foto: Divulgação/PMCI

Nesta terça-feira (20), alunos da rede municipal de ensino de Cachoeiro foram beneficiados com kits de material escolar para auxiliar na aprendizagem.

A Secretaria Municipal de Educação (Seme) contemplou, ao todo, 17.330 alunos da educação infantil (pré-escola) e do ensino fundamental (1º ao 9º ano) com a medida, que tem investimento de mais de R$ 1 milhão. É a primeira vez que as turmas de 6º ao 9º ano recebem o kit.

A cerimônia de entrega dos kits, com a presença de autoridades municipais, foi realizada na escola municipal “Galdino Theodoro da Silva”, localizada no bairro Jardim Itapemirim.

“Eu gostei muito do material que vem no kit, vai ser muito útil e é também um incentivo maior para estudar ainda mais. Com certeza, vai ajudar muitos alunos”, afirma Estefane Poggian Afonso, aluna do 9º ano.

Auria Regina Légora de Oliveira, gestora da escola, considera a ação muito importante para o desenvolvimento dos estudantes em sala de aula.

“Esse kit é de extrema importância, pois contém o material necessário, para ajudar a desenvolver o trabalho pedagógico com os alunos e somar no aprendizado de cada um. Além disso, vejo como uma motivação maior para estudar e, neste momento de pandemia, também agrega como ajuda financeira às famílias. Essa é uma ação social da Prefeitura de grande valia, que só acrescenta no nosso trabalho”, explica.

Mãe de duas alunas que estudam na rede municipal, Alessandra dos Santos Martins aprovou o material e acredita que a iniciativa irá ajudar muitos alunos.

“É um kit bem completo e muito importante para as crianças e para a família, porque não são todos que possuem condições financeiras para comprar, por ser um material que precisa estar sempre sendo renovado. Então, os alunos se sentem mais inseridos e iguais aos colegas. Minhas filhas ficaram muitos felizes”, afirma.

Como forma de estimular a educação patrimonial, o sentimento de pertencimento e a valorização da identidade cultural local, as capas dos cadernos do kit foram estampadas com imagens de monumentos naturais e patrimônios culturais de Cachoeiro.

“O material foi feito com muito carinho e a entrega vem para coroar esse momento tão importante marcado pelo retorno dos alunos às aulas presenciais, com os devidos protocolos de segurança contra a Covid-19. Iniciativas como essa são importantes na construção de uma educação de qualidade”, disse a secretária municipal de Educação, Cristina Lens.

“Essa é mais uma conquista do município. Desde 2019, conseguimos oferecer kits com material escolar para os nossos estudantes. Estamos investindo no futuro e em uma condição melhor para que possam estudar e se dedicar, cada vez mais”, frisou o prefeito Victor Coelho.

Composição do kit escolar

Os estudantes da pré-escola receberam agenda escolar, apontador com depósito, borracha, caderno de cartografia, canetinha, cola branca, cola colorida, giz de cera, lápis de cor, lápis grafite, massa para modelar, pincel, tesoura sem ponta, tinta guache e estojo escolar.

Já as turmas de 1º ao 5º ano do ensino fundamental ganharam apontador com depósito, borracha, caderno brochura, canetinha hidrográfica, cola branca, lápis de cor, lápis grafite, tesoura sem ponta, régua e estojo.

Os alunos de 6º ao 9º ano receberam apontador, borracha, canetinha hidrográfica, cola branca, caneta esferográfica azul e vermelha, caneca, lápis de cor, lápis grafite, tesoura sem ponta, conjunto geométrico e estojo escolar.