Proefas

Programa forma agentes ambientais na rede municipal de ensino

Aulas de campo na Floresta Nacional, no distrito de Pacotuba, fizeram parte das ações do Proefas
Foto: Divulgação

Alunos de dez escolas municipais de Cachoeiro concluíram sua participação no Programa Educacional de Formação de Agentes Ambientais Sustentáveis (Proefas), fruto de parceria entre a Secretaria Municipal de Educação (Seme) e a Polícia Militar Ambiental.

As cerimônias de formatura serão realizadas desta segunda-feira (11), até quarta (13), às 19h, no auditório da escola municipal “Zilma Coelho Pinto”, com as presenças de representantes das unidades, estudantes e familiares.

Por meio do projeto “Informar para educar, agir para preservar – uma geração que gera ação”, o programa mobilizou alunos do 6º ano do ensino fundamental das escolas “Galdino Theodoro da Silva”, “Maria das Dores Amaral”, “Monteiro Lobato”, “Luiz Marques Pinto”, “Prof. Deusdeth Baptista”, “Profª Gércia Ferreira Guimarães”, “Anacleto Ramos”, “Prof. Valdy Freitas”, “Prof. Pedro Esthelita Herkenhof” e “Jenny Guardia”.

As atividades começaram em março, com foco na conscientização sobre a importância de preservar e valorizar os recursos naturais. Produção de texto, palestras, vídeos e aulas de campo na Floresta Nacional, no distrito de Pacotuba foram algumas das ações desenvolvidas.

Para a finalização do programa, os alunos produziram cartas sobre o meio ambiente, e os autores das melhores serão premiados, durante as cerimônias. Além disso, todas as cartas selecionadas por turma irão compor um livro, que servirá para ampliação e visibilidade do projeto.

A sargento da Polícia Ambiental, Ingrid Silva dos Santos Coelho, destaca a importância da iniciativa na construção de indivíduos mais conscientes. “Os alunos aprenderam sobre fauna, flora, relevância da natureza e o impacto dos crimes ambientais. Isso, certamente, os ajudará a cuidar melhor do meio ambiente”, salienta, ressaltando, ainda, que os estudantes também ganharão, nas solenidades, um certificado de Agentes Ambientais Sustentáveis.

“A discussão sobre o meio ambiente faz parte do currículo dos estudantes e percebemos que o projeto fomentou ações que despertaram experiências práticas e possíveis relacionadas ao tema. Consideramos positiva a parceria com a Polícia Militar Ambiental e já estamos planejando as ações para o ano de 2020”, reforça a secretária municipal de Educação, Cristina Lens.