Notícias

Estudantes vão a supermercado em aula sobre consumo consciente

Na terça (13), o coordenador do órgão, Marcos Cesario, deu palestra na unidade de ensino

Nesta semana, como parte das ações em comemoração ao Dia do Consumidor, o Procon Cachoeiro envolveu estudantes da escola municipal Luiz Marques Pinto, do bairro Aeroporto, em uma ação educativa especial sobre consumo consciente.

Nesta quinta (15), um grupo de alunos do 7º ano do ensino fundamental, acompanhado da equipe do Procon, de uma professora e de uma pedagoga da escola, esteve em um supermercado da região, para colocarem em prática o que aprenderam na terça-feira (13), quando o coordenador do órgão de defesa do consumidor, Marcos Cesario, visitou a unidade de ensino para realizar uma palestra sobre o tema.

Na ocasião, eles entenderam a importância de irem ao estabelecimento munidos de lista; de não realizarem compras por impulso; e, também, de estarem atentos às promoções, que, em alguns casos, não são vantajosas.

No estabelecimento, puderam observar, por exemplo, a procedência e higienização dos produtos, acomodação nas prateleiras, tabela nutricional e data de validade.

“É essencial que, desde cedo, os estudantes já saibam escolher as mercadorias de modo correto, compreendendo, além de tudo, seus direitos enquanto consumidores”, ressalta a gestora da escola Luiz Marques Pinto, Norma Santos.

Atendimento na praça Jerônimo Monteiro termina nesta sexta (16)

Termina nesta sexta (16), na praça Jerônimo Monteiro, Centro, a ação especial também organizada, em alusão ao Dia do Consumidor, pelo Procon. Os atendimentos ao público no local será das 9h às 17h.

Na estrutura montada na praça, os consumidores podem esclarecer dúvidas sobre compra de produtos e contratação de serviços, Código de Defesa do Consumidor, resolução de conflitos, formalização de denúncias e abertura de processos, além de obter encaminhamentos em questões ligadas ao consumo.