Nesta quarta (10)

Etapa intermunicipal da Conferência Nacional de Educação abre inscrições

A Secretaria Municipal de Educação de Cachoeiro abrirá, nesta quarta-feira (10), inscrições para o evento “Conferência Nacional de Educação – Etapa Intermunicipal”, que ocorrerá nos dias 24 e 25 deste mês, em formato virtual, através da plataforma Google Meet.

A conferência contará com a participação dos municípios de Cachoeiro de Itapemirim, Jerônimo Monteiro, Castelo, Apiacá, Atílio Vivacqua, Muqui, Mimoso do Sul, Vargem Alta, Bom Jesus do Norte, Marataízes e São José do Calçado.

Será uma etapa preparatória e terá por objetivo mobilizar os setores e segmentos da Educação regional para a discussão dos eixos da conferência nacional, bem como, apresentar os debates realizados na construção de um documento que apresente as ações futuras para o setor educacional, em busca da “Inclusão, equidade e qualidade: compromisso com o futuro da Educação Brasileira”.

Poderão se inscrever pessoas que exerçam funções de gestão, execução, monitoramento, prestação de contas, profissionais de educação da rede pública de ensino, técnicos, gestores públicos estaduais, municipais e escolares, membros do comitê local do Plano de Ações Articuladas (PAR) e dos conselhos de controle social da educação (Conselho Municipal de Educação – CME; Conselho Comunitário Escolar – CCE; Conselho de Alimentação Escolar – CMAE; Conselho de Acompanhamento e Controle Social do Fundeb – CACS/Fundeb) que atuem no segmento da educação básica e qualquer cidadão que tenha interesse em participar.

As inscrições serão feitas por meio de formulário eletrônico, que estará disponível na página principal do site da Prefeitura de Cachoeiro (www.cachoeiro.es.gov.br), entre os dias 10 e 19 de novembro.

Na programação, as salas virtuais serão divididas por eixos e sub-eixos temáticos: Evolução das Políticas Educacionais de 2018 a 2022 – Avaliação da evolução das Políticas Públicas, no âmbito da Educação, desde a realização da última CONAE (2018); O Plano Nacional de Educação 2014 – 2024 – Avaliação diagnóstica sobre as 10 Diretrizes e as 20 metas estabelecidas, atualização sobre as atuais demandas; O PNE 2024-2034 e a valorização dos profissionais da Educação: formação, carreira, remuneração e condições de trabalho e saúde; O PNE 2024-2034 e a Inclusão: acessibilidade, direitos humanos e ambientais, justiça social, políticas de cotas, educação especial e diversidade; O PNE 2024-2034 e a equidade: democratização do acesso, permanência, aprendizagem, e gestão do fluxo escolar; O PNE 2024-2034 e a qualidade: avaliação e regulação das políticas educacionais, Base Nacional Comum Curricular – BNCC; O PNE 2024-2034 e a gestão democrática da escola pública: participação popular e controle social; O PNE 2024-2034: os limites e necessidades impostos por crises que impactem a escola: educação em tempos de pandemia; O PNE 2024-2034: desenvolvimento da educação profissional e tecnológica; Uma escola para o futuro: Tecnologia e conectividade a serviço da Educação; Criação do SNE: avaliação da legislação inerente e do modelo em construção.

“A conferência é uma das atividades preparatórias para a IV Conferência Nacional de Educação e tem como objetivo receber as ideias e expectativas da sociedade, para análise, construção e implementação de políticas públicas de Educação em parceria com os Poderes Executivo e Legislativo” destaca a secretária municipal de educação, Cristina Lens.