Feira agro

Evento em Cachoeiro apresentou atrações da Exposul Rural 2023

Expectativa é de que 500 expositores participem da feira, em maio
Foto: Márcia Leal/PMCI

Na manhã desta sexta-feira (10), foi realizada, no Parque de Exposição de Cachoeiro, a apresentação da edição 2023 da Exposul Rural, programada para o período de 4 a 7 de maio.

A feira, que é uma das maiores celebrações do agro capixaba, acontecerá no novo centro de eventos em construção no local. A expectativa, de acordo com a organização, é de que cerca de 500 expositores marquem presença, divulgando seus produtos e fechando negócios.

Entre as atrações anunciadas, estão as tradicionais exposições e concursos de animais, feira pet, fazendinha educativa, provas de cavalos (Ranch Sorting e Laço Campista), palestras, aulas-show e muitos minicursos voltados para a agroindústria familiar.

Na área externa, expositores estarão presentes divulgando o que há de mais moderno em tecnologia rural, como tratores, veículos, equipamentos e acessórios agrícolas.

Os visitantes da Exposul Rural 2023 encontrarão uma grande variedade de opções de comidas e bebidas, além das delícias produzidas no campo, como cafés especiais, cachaças, cervejas, pães, bolos, doces, embutidos e muitos outros produtos.

Para os apreciadores do artesanato, estarão disponíveis belas peças produzidas pelas mãos hábeis dos artesãos da região, muitas confeccionadas com produtos de origem natural, como fibras vegetais. As flores e plantas serão um atrativo à parte, com uma sessão especialmente dedicada a elas.

Representando as organizações realizadoras da Exposul na ação, o prefeito de Cachoeiro, Victor Coelho, e o presidente do Sindicato Rural do município, Wesley Mendes, destacaram a importância da feira.

“A Exposul Rural é um evento que mostra a força do agro capixaba, em especial, da Região Sul do Espírito Santo. Agradecemos todos os parceiros que nos ajudam, ano após ano, a promover esse grande encontro, que tem o homem do campo como principal protagonista”, afirmou Mendes.

“É uma alegria muito grande estar aqui, hoje, promovendo mais uma edição da Exposul Rural, que, neste ano, retornará ao seu grandioso formato, no novo centro de eventos de Cachoeiro. São muitas mãos trabalhando unidas neste projeto, esforços conjuntos para divulgar e impulsionar o agro regional”, destaca o prefeito Victor Coelho.

Expositores aprovam formato do evento

O evento de apresentação da Exposul Rural 2023 contou com a presença de diversos empresários do ramo, produtores rurais e representantes de instituições ligadas ao agro regional, que aprovaram o retorno do evento com o formato adotado antes do período pandêmico.

“Nossa expectativa para a Exposul Rural 2023 é a melhor possível. O evento, a cada ano, se consagra mais no calendário do agro nacional, e isso é muito importante para nós”, destacou Josué Correia, expositor do ramo de nutrição animal.

“Estamos juntos com a Exposul Rural desde a primeira edição, e ficamos muito felizes com o tamanho da estrutura que está sendo preparada para nós. Agradecemos à Prefeitura de Cachoeiro por nos proporcionar esse importante espaço de negócios e convidamos todos a conferirem esse grande evento”, afirmou Ronaldo de Oliveira, representante de uma empresa de veículos.

Obras estão em fase avançada

O novo centro de eventos do Parque de Exposições de Cachoeiro está com obras avançadas. Toda a estrutura já foi erguida e, agora, a empresa responsável pelos serviços executa a instalação da cobertura.

Além disso, também está em estágio bem adiantado a instalação dos sanitários, que terão total acessibilidade.

Fruto de um investimento de mais de R$13 milhões, com recursos federais e contrapartida municipal, o novo centro de eventos de Cachoeiro terá cerca de 10 mil metros quadrados e será um dos maiores do Espírito Santo.

Cobertura do galpão do centro de eventos já está sendo instalada