Chefs e produtos artesanais

Exposul Rural é prato cheio para amantes da gastronomia

Público pode acompanhar aulas e oficinas com chefs de cozinha
Foto: Divulgação/PMCI

A Exposul Rural, um dos maiores eventos do agro capixaba, está repleta de atrativos para os amantes da gastronomia. Aberta nesta quinta-feira (4), no Parque de Exposição de Cachoeiro, a feira reúne uma grande variedade de produtos do campo e oferece aulas gratuitas de culinária.

O público pode conferir e adquirir diversas mercadorias provenientes da agroindústria regional. Queijos, embutidos, doces, massas e temperos são alguns dos itens disponíveis.

Os apreciadores de bebidas também têm vez no evento. Vinhos, cervejas, cachaças e licores produzidos de forma artesanal são algumas das opções que podem ser encontradas, além de cafés especiais de produtores da região.

Para quem deseja transformar esses ingredientes em deliciosos pratos, o evento contará, ao longo de sua programação, com aulas-show, em que os visitantes podem assistir a chefs de cozinha da região preparando receitas diversas.

Na noite desta quinta-feira (4), primeiro dia do evento, a partir das 20h, Gilson Surrage, chef de cozinha de Anchieta, mostrará os segredos da elaboração de pratos com frutos do mar, sua especialidade.

Na sexta-feira (5), às 12h, acontece a edição 2023 do concurso Receitas da Minha Terra, em que os participantes apresentarão receitas típicas de diversas regiões do estado, sendo uma oportunidade para o público conhecer a diversidade culinária do Espírito Santo.

E as atrações continuam no fim de semana, começando na tarde de sábado (6), com aulas dos chefs Kênia Motta, a partir das 13h, e Francisco Faleiro, às 16h.

No último dia do evento, domingo (7), o evento fecha a programação gastronômica com a oficina “Mão na Massa”, ministrada pela chef Ana Venturim, com vasta experiência em pastas italianas.

A Exposul Rural 2023 é uma realização da Prefeitura de Cachoeiro em parceria com o Sindicato Rural do município. A programação completa pode ser conferida no site www.cachoeiro.es.gov.br/exposul2023.

Com estacionamento gratuito, o evento tem entrada solidária: um quilo de alimento não perecível, que será coletado pelo Banco de Alimentos do município, para distribuição a famílias e entidades sociais.

Transmissão on-line
O público também pode acompanhar a programação da Exposul Rural pela internet. No canal oficial do evento no YouTube (bit.ly/exposulrural) são transmitidas, ao vivo, diversas atividades do evento.