Febre amarela: vacina está disponível em 24 locais em Cachoeiro

É possível agendar pela internet o dia, horário e local para se vacinar

Em Cachoeiro, mais de 150 mil pessoas já foram vacinadas contra febre amarela. Mas, embora a maioria da população do município esteja protegida, quem ainda não tomou a vacina não deve se descuidar. A Secretaria Municipal de Saúde (Semus) lembra que, desde 2017, o Espírito Santo é uma área com recomendação para vacinação contra a doença.

No município, o acesso à vacina é fácil: ela está disponível no Centro Municipal de Saúde Bolívar de Abreu e em 23 unidades básicas de saúde, na cidade e no interior. A dose oferecida é a padrão, que garante proteção para toda a vida.

Para tomar a vacina, basta se dirigir à unidade de saúde mais próxima de sua residência (confira lista abaixo), de segunda a sexta-feira. O horário desse atendimento é definido pelas próprias unidades e divulgado nas comunidades pelas equipes que nelas atuam. É importante se apresentar no local de vacinação levando cartão de vacina, CPF e cartão do SUS.

Quem preferir pode agendar pela internet o dia, horário e local para receber a dose, por meio do site agendamento.cachoeiro.es.gov.br.

“Quem pretende viajar para áreas de mata fechada, onde o vírus circula mais, e regiões com registros de casos neste ano, como o estado de São Paulo, deve se imunizar com, pelos menos, 10 dias de antecedência, que é o tempo para que proteção se efetive”, alerta a coordenadora de imunização de Cachoeiro, Horminda Gonçalves.

Contraindicações

De acordo com o Ministério da Saúde, não podem tomar a vacina: crianças menores de 9 meses de idade; mulheres amamentando crianças menores de 6 meses de idade; pessoas com alergia grave ao ovo; pessoas que vivem com HIV e que tem contagem de células CD4 menor que 350; pessoas em tratamento com quimioterapia/radioterapia; pessoas portadoras de doenças autoimunes; e pessoas submetidas a tratamento com imunossupressores (que diminuem a defesa do corpo).

A doença

É uma doença infecciosa febril aguda, causada por um arbovírus (vírus transmitido por artrópodes), que pode levar à morte em cerca de uma semana, se não for tratada rapidamente. Os casos de Febre Amarela no Brasil são classificados como febre amarela silvestre ou febre amarela urbana, sendo que o vírus transmitido é o mesmo, assim como a doença que se manifesta nos dois casos, a diferença entre elas é o mosquito vetor envolvido na transmissão.

Na febre amarela silvestre, os mosquitos dos gêneros Haemagogus e Sabethes transmitem o vírus e os macacos são os principais hospedeiros; nessa situação, os casos humanos ocorrem quando uma pessoa não vacinada adentra uma área silvestre e é picada por mosquito contaminado. Na febre amarela urbana o vírus é transmitido pelos mosquitos Aedes aegypti ao homem, mas esta não é registrada no Brasil desde 1942.

Unidades de saúde da área urbana com sala de vacinas:

Abelardo Machado

Aeroporto

Amaral

Aquidaban

BNH de Cima

Coramara

BNH de Baixo

Gilson Carone

Jardim Itapemirim

Nossa Senhora Aparecida

Novo Parque