Conhecimento

Feira Escolar na Exposul Rural encanta com trabalhos sobre a vida no campo

Participam da ação alunos de 11 escolas municipais
Foto: Divulgação/PMCI

Na Exposul Rural 2023, alunos de 11 escolas municipais de Cachoeiro estão mostrando ao público o que aprenderam a partir de pesquisas sobre aspectos da vida e da produção no meio rural. Os trabalhos compõem a terceira Feira Escolar, que pode ser conferida até sábado (7), no Parque de Exposição.

Os estudantes das escolas Maria das Dores Amaral Pinheiro (Elpídio Volpini) e Luiz Marques Pinto (Boa Vista) desenvolveram tema “O papel das abelhas na agricultura”, e ficaram surpresos ao descobrirem a importância do animal para o equilíbrio ambiental.

“Entendemos como elas são importantes para os ecossistemas, por causa da polinização, e como a produção do mel pode auxiliar na nossa saúde e alimentação”, explica Mariana Rosa Amaral, aluna da escola Maria das Dores Amaral Pinheiro.

“Foi muito interessante perceber que mesmo as abelhas serem insetos tão pequenos, elas desenvolvem um papel fundamental no meio ambiente. E foi uma experiência muito legal, porque recebemos muitas informações e ensinamentos que nos ajudaram a fazer um projeto bem legal, aqui, para Exposul”, complementa a estudante Mikaela Aparecida Maganha Cantalejo, da Luiz Marques Pinto.

Já “Alimentos orgânicos e sua relação com a saúde” foi o tema abordado pelas escolas Deusdedit Baptista (Coramara) e Monteiro Lobato (Alto União). Segundo os gestores, além do conhecimento teórico, os alunos tiverem aplicação prática, com plantio e preparação de alimentos.

“Eles fizeram suco detox e bolos com partes das frutas que geralmente descartamos, como casca da banana. Foi perceptível o interesse deles no projeto e como essa experiência ficará marcada. Estamos muito felizes com o resultado”, salienta Betânia Ribeiro Martins, gestora da Deusdedit Baptista.

Além dessas duas temáticas, ainda são trabalhados os assuntos: “o cooperativismo na pecuária leiteira”, “produção de flores e plantas ornamentais”, “a qualidade dos produtos das agroindústrias e a importância do tratamento de água” e “esgoto para a saúde e qualidade de vida das populações rurais”.

“Para desenvolver os projetos, os alunos participaram de pesquisas teóricas, visitas técnicas e fizeram entrevistas com produtores rurais e lideranças do setor. Os estandes estão muito bonitos, ornamentados, de acordo com o tema. Convidamos a todos para prestigiarem esses belos trabalhos”, afirma a secretária de Educação de Cachoeiro, Cristina Lens.

Programação completa

A Exposul Rural 2023 segue até domingo (7), com uma programação para toda a família. Confira todas as atividades no site www.cachoeiro.es.gov.br/exposul2023. O evento também tem transmissão on-line (bit.ly/exposulrural).