Alerta

Férias na pandemia: confira as orientações para curtir o descanso com segurança

Medidas devem ser tomadas desde a escolha do local até a realização do deslocamento
Foto: Márcia Leal/PMCI

Num ano tão desafiador, ter a possibilidade de alguns dias de descanso é algo a ser aproveitado. No entanto, a pandemia de Covi-19 ainda não foi vencida e todos os cuidados relacionados à doença precisam ser observados no período de férias. Diante disso, a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) de Cachoeiro de Itapemirim reforça orientações para ações preventivas que devem ser tomadas para evitar o contágio com o novo coronavírus.

Primeiramente, a Semus relembra que todos os métodos já amplamente divulgados não devem ser abandonados, o que inclui distanciamento social, higienização constante das mãos e utilização de máscaras. Seja qual for o local de descanso escolhido, essas medidas de prevenção continuam sendo necessárias.

Para aqueles que pretendem viajar, o recomendado é que o trajeto seja feito com carro pessoal, se possível, e evitando paradas. No entanto, seja qual for a escolha do veículo, o importante é ter materiais que possibilitem higienização, como lenços umedecidos e álcool em gel. Outro conselho é que seja escolhida uma rota menos movimentada e locais mais vazios. Por exemplo, se o destino for uma praia, que seja uma pouco frequentada.

Outra orientação é que as viagens sejam para locais próximos, reduzindo o tempo de deslocamento e, consequentemente, de exposição ao vírus. Viagens longas aumentam, significativamente, a possibilidade de contágio. É importante, também, observar se os locais de hospedagens escolhidos estão cumprindo todos os protocolos sanitários necessários.

“As medidas preventivas parecem muito simples, mas, ainda assim, existem muitas pessoas que não as cumprem. É por isso que reforçamos essas orientações, porque desejamos que todos tenham férias seguras e um fim de ano de paz”, esclarece a secretária de Saúde de Cachoeiro em exercício, Alexandra da Penha Araújo Cruz.