Festa de Cachoeiro: município retoma tradicionais homenagens

Programação inclui a inauguração do busto em homenagem ao professor Aylton Bermudes
Foto: Márcia Leal/PMCI

Após um intervalo de dois anos, em virtude da pandemia de Covid-19, a Prefeitura de Cachoeiro retomará, na próxima semana, as homenagens e entregas de honrarias da Festa de Cachoeiro. As tradicionais solenidades exaltam personalidades ilustres que nasceram ou se destacaram no município.

Às 15h do dia 23 de junho, quinta-feira, será realizada a recepção da Cachoeirense Ausente Nº1 de 2022, Maria da Conceição Castelar de Souza, eleita no último mês de maio. O evento acontecerá no trevo da Itapemirim, bairro Paraíso, e terá participação da banda 26 de Julho.

Na sexta-feira, 24 de junho, também às 15h, será inaugurado o busto em homenagem ao professor e escritor Aylton Rocha Bermudes, que faleceu em março de 2021, aos 99 anos. O monumento será instalado na escola estadual “Liceu Muniz Freire”, bairro Independência.

Bermudes era membro da Academia Espírito-Santense de Letras e sócio correspondente da Academia Cachoeirense de Letras. Ao longo de sua carreira, publicou livros e foi colaborador de vários jornais, tanto no interior, quanto em Vitória, escrevendo dezenas de artigos.

“Posso garantir – e o faço também em homenagem a todos os outros professores – que ele foi o melhor professor de todos os tempos. Era um homem culto. Os familiares sempre dizem que, antes de morrer, era pego declamando ‘O Sermão da Sexagésima’, um dos mais conhecidos ‘Sermões’ do escritor e orador barroco Padre Antônio Vieira. Além disso, era um jurista respeitado, um orador fascinante, um diplomata. Deixou lições de vida para todos seus alunos”, afirma o advogado Wilson Márcio Depes, amigo da família.

Comendas

Ainda na sexta-feira, a partir das 19h, acontecerá uma noite de homenagens na escola municipal “Zilma Coelho Pinto”. O evento prestará tributo aos cidadãos que se destacam no desenvolvimento social, cultural e econômico do município. Serão entregues comendas Rubem Braga e Newton Braga, títulos de Cachoeirense In Memoriam a familiares de homenageados e haverá, ainda, homenagens especiais.

No Dia de Cachoeiro, 29 de junho, quarta-feira, será realizada, na praça Jerônimo Monteiro, a tradicional homenagem ao busto de Newton Braga, idealizador da data. Durante a solenidade, o monumento será ornado com flores e convidados irão recitar trechos poéticos do autor.

“Tradicionalmente, a Festa de Cachoeiro é marcada por diversas homenagens a figuras ilustres que se destacam no município. Dar continuidade a essas solenidades, após um hiato de dois anos, é muito gratificante para nós. A preservação da tradição e da memória das pessoas que fizeram nossa história tão peculiar são delicadas sutilezas que fazem Cachoeiro parecer diferente de todas as outras cidades do Brasil”, destaca a secretária municipal de Cultura e Turismo de Cachoeiro, Fernanda Martins.

Programação de atividades

Além das tradicionais homenagens, a Festa de Cachoeiro, que acontecerá entre os dias 23 e 29 de junho, contará com diversas atrações culturais (incluindo shows musicais), esportivas, recreativas e de cunho religioso. A programação completa pode ser conferida no site da Prefeitura de Cachoeiro (www.cachoeiro.es.gov.br).