Festa e emoção na entrega da praça de Itaóca

Os moradores do distrito de Itaóca já podem contar com uma bela área de lazer e entretenimento. A praça “Astor Dillen dos Santos” obra escolhida por meio do Orçamento Participativo, foi entregue à comunidade na noite desta sexta-feira (6), em cerimônia marcada pela alegria e satisfação das centenas de pessoas que prestigiaram o evento.

“É felicidade demais. Nossa comunidade sonhava com essa praça há muitos anos. É uma conquista nossa que merece ser comemorada e festejada por toda a comunidade”, disse o empresário Wilson Cossi, 53.

A cerimônia contou com a presença do prefeito Carlos Casteglione, dos secretários municipais , vereadores e do secretário de estado de Assistencia Social , Trabalho e Direitos Humanos, Rodrigo Coelho.

“Estamos realizando melhorias em Cachoeiro em diversas áreas, e Itaóca simboliza bem isso. É com muita alegria que entrego aqui mais uma obra do Orçamento Participativo. Mas temos muito ainda a fazer pelo distrito, como a obra do contorno, a ponte para a localidade de Córrego Vermelho e a Cozinha Comunitária. E vamos nos empenhar ainda mais para garantir a reforma do ginásio”, anunciou o prefeito Carlos Casteglione.

A movimentação começou cedo com atividades lúdicas do projeto “Ruas de Lazer” para toda criançada. Brincadeiras, números de mágica e música com a equipe de humor do Circo do Beleza também deram um brilho especial ao evento. Após a solenidade um animado show com a banda Chem-em-em encerrou a programação de entrega da obra.

“Mais bonito que a praça foi o processo democático  de participação popular por meio do qual ela  foi construída. O Orçamento Participativo  e a construção da praça de Itaóca vêm confirmar esse novo modelo implantado pela atual administração, de  ouvir as pessoas  extrair do seio da comunidade suas prioridades”, salientou Rodrigo Coelho.

Lazer, segurança e acessibilidade para toda família

A praça “Astor Dillen dos Santos” foi planejada para oferecer bem-estar e segurança para a toda a comunidade. São 87 pontos de vegetação no local, entre plantas e árvores. Desses, 28 árvores contam com golas de alvenaria no entorno, projetadas para servir também como assento. Além dos 25 bancos, há três mesas de pingue pongue e cinco mesas para jogos.

Para as crianças, a praça tem  uma pista de amarelinha, uma gangorra, um balanço de três lugares, dois escorregadores e dois carrocéis. Para completar a bela praça  uma alameda com palmeiras, desenhos temáticos no piso, monumento, acesso à futura Cozinha Comunitária, área para eventos e uma área livre de lazer.

Em frente à escola foi contruída uma faixa elevada de pedestres para facilitar o acesso de pessoas com dificuldade de locomoção. A faixa garante mais segurança aos pedestres a partir da redução de velocidade obrigatória aos veículos, e foi construída exatamente na mesmo altura da calçada. Na rua Pedro Vivacqua, que dá acesso à praça, foi construída uma rampa, também para facilitar a locomoção

Praça homenageia ex-vereador

O nome escolhida para a praça homenageia um dos homens mais importantes da história do distrito de Itaóca. Astor Dillen dos Santos foi  vereador por 32 anos, e se elegeu por oito mandadatos consecutivos.

Toda a família Dillen dos Santos participou da  cerimônia. A viúva Carmelita Dillen, filhos, netos. Dentre os familiares presentes estava o vereador Wilson Dillen. Na oportunidade ele  agradeceu a homenagem em nome da família.

“Esse não é só um presente para Itaóca, mas para a toda minha família. Quem conheceu meu pai sabe o quanto  ele lutou por esse lugar e o quanto quis ver nosso distrito crescer. Minha família está muito feliz e lisonjeada com a lembrança”, destacou Wilson.