Fim de semana teve 5 estabelecimentos notificados por descumprirem restrições

Ação conjunta envolveu Fiscalização, equipe de Trânsito, GCM, PM e Bombeiros
Foto: Divulgação/PMCI

A Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim notificou, no fim de semana, cinco estabelecimentos por descumprirem normas restritivas relativas ao combate à Covid-19. As notificações ocorreram durante ação conjunta que envolveu Central de Fiscalização, Guarda Civil Municipal (GCM), equipe de Trânsito, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros.

No total, foram vistoriados 12 estabelecimentos (bares, restaurantes e casas de eventos) em dez bairros, a partir de denúncias que chegaram ao poder judiciário.

Quatro estabelecimentos receberam notificação por manterem o funcionamento após o horário limite de 22 horas. Um deles, além de extrapolar o horário, também apresentava aglomeração de pessoas.

“Essa ação foi muito importante para reforçar o trabalho cotidiano de fiscalização que a Prefeitura já realiza rotineiramente. A Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros solicitaram a nossa atuação e nós prontamente atendemos”, afirma o vice-prefeito de Cachoeiro, Ruy Guedes, que coordena o Sistema de Comando Operacional (SCO) para combate à Covid-19 no município.

Além da ação conjunta, a Central de Fiscalização da Prefeitura também realizou, durante a primeira semana de março, 55 vistorias e apurou 57 denúncias de desrespeito às normas, resultando em 12 notificações.

“A maior parte dos estabelecimentos está cumprindo as medidas. Mas, lamentavelmente, estamos nos deparando com muitos casos de desrespeito. O Brasil está passando por um dos momentos mais críticos da pandemia, e é preciso que as pessoas ajam com mais consciência”, alerta o coordenador do SCO.

Risco moderado

Pela 15ª semana consecutiva, Cachoeiro de Itapemirim foi classificado pelo governo estadual com grau de risco moderado para o novo coronavírus. Atualmente, mais de 80% dos leitos de UTI da rede pública do município para pacientes com Covid-19 estão ocupados, e a cidade já teve 308 casos confirmados e nove óbitos decorrentes de complicações da doença neste início de março – segundo informações do Portal Covid-19 Cachoeiro e do painel de indicadores do governo estadual.

Denúncias de desrespeito às normas restritivas podem ser feitas junto ao Disk Aglomeração, que funciona 24 horas, pelo telefone 153, pela página www.cachoeiro.es.gov.br/ouvidoriageral ou pelo aplicativo de celular “Todos Juntos”.