Frota da prefeitura de Cachoeiro ganha 76 veículos recuperados

Entre os que voltaram a atender a população estão 12 veículos da área de saúde

Implantado há algumas semanas na prefeitura de Cachoeiro, o novo sistema que contrata a manutenção de veículos vem aumentando a agilidade no serviço. Ambulâncias, tratores e carros menores estão voltando ao atendimento em tempo menor. Setenta e seis veículos já foram liberados para uso desde então, com 105 manutenções efetuadas.

A economia gerada nessa remessa, com uso do novo sistema, é de mais de R$ 230 mil. Nesse período, a prioridade nesse trabalho gerenciado pela Secretaria Municipal de Gestão de Transportes (Semtra) foi recuperar itens de uso mais urgente pela gestão pública, como os que fazem atendimento em saúde e os de apoio às equipes de asfaltamento, por exemplo.

Foram 12 veículos devolvidos às ruas na frota da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), entre as ambulâncias e os carros que fazem transportes como de pacientes para exames diversos e de equipes para atendimento aos acamados. Foram contemplados ainda serviços das áreas de Educação e de Assistência Social.

“Estamos muito satisfeitos com o volume de veículos que voltam agora a atender a comunidade. O novo sistema funcionou exatamente como esperávamos, de modo mais dinâmico e ágil e com maior controle, dos procedimentos e da qualidade do serviço”, comemora o secretário municipal de Gestão de Transportes, Alexandro da Vitoria.

A frota que agora chega renovada para atendimento inclui retroescavadeira, máquina motoniveladora, utilitário, pá carregadeira, trator agrícola, caminhonete e micro-ônibus, entre outros. A intenção com o novo sistema que contrata o serviço é diminuir os custos e, ao mesmo tempo, agilizar o trabalho.

Sistema foi implantado em maio

O sistema é para contratação de manutenção e fornecimento de peças e passou a ser usado em maio, a partir de um novo contrato, que possibilita procedimentos online, como o orçamento  e o agendamento.

Os reparos podem ser feitos pela equipe da prefeitura ou por empresas que atuam no setor, como as oficinas mecânicas. Elas são cadastradas em um portal na internet, contratado pelo poder público.

Essa logística virtual gera mais facilidade e transparência. Assim, tanto o pedido quanto a resposta do orçamento ocorrem em uma velocidade muito maior. O leque variado de fornecedores aumenta a concorrência e as opções de menor preço.