Nesta terça (8)

Futevôlei marcou abertura da Temporada de Areia de Cachoeiro

Competições acontecem nas quadras de areia dos bairros BNH de Cima e Amarelo
Foto: Divulgação/PMCI

A Temporada de Areia de Cachoeiro teve início, na noite desta terça-feira (8), com disputas de futevôlei, na quadra de areia do bairro BNH de Cima (Luiz Tinoco da Fonseca). A série de torneios de esporte de verão é realizada pela Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Qualidade de Vida (Semesp).

Ao todo, 16 duplas de diferentes cidades do Espírito Santo se inscreveram para a competição de futevôlei. Entre elas, estão Brayan Assis e Yan Pedro, do distrito de Soturno, que comemoram a iniciativa do torneio.

“Futevôlei é a minha prática predileta, mas a gente jogava mais em Piúma, porque aqui não tinha tanta oportunidade. Mas, com mais quadras montadas, começamos a ter mais oportunidades de praticar durante o ano, não só no verão”, comentou Yan.

“Acho muito importante tudo o que envolve esporte, porque tira as pessoas de casa, promove a saúde e o lazer. E o futevôlei vem crescendo, inclusive, sendo cotado para estar nas próximas olimpíadas, então, essa iniciativa é muito boa”, completou Brayan.

Melhor jogadora do mundo marca presença

O início da competição de futevôlei contou a presença da atleta profissional Rayana Servare. Natural de Cariacica, Rayana é sete vezes campeã brasileira, cinco vezes campeã do torneio TAFC, campeã mundial e foi eleita a melhor jogadora de futevôlei do mundo em 2021, recebendo a bola de ouro da modalidade. Em Cachoeiro, ela deu o pontapé inicial do torneio e apresentou suas habilidades em jogos de exibição.

“Em 2018, eu fui convidada para estar aqui em Cachoeiro no torneio de futevôlei para mostrar o meu trabalho e eu tinha só 17 anos. Representou o início de todo o meu caminho, porque, a partir daqui, eu vi que tinha pessoas me acompanhando e comecei a levar ainda mais a sério. É muito importante ter esse tipo de torneio numa cidade do interior, com tanta gente jogando”, comentou Rayana.

Mais disputas

Além do futevôlei, a Temporada de Areia terá disputas em outros três esportes: beach soccer, beach tênis e vôlei de praia. Abertos ao público, os jogos serão realizados nas quadras dos Centros de Treinamento de Esportes de Areia dos bairros BNH de Cima (Praça Adrião Coelho) e Amarelo (rua Francisco Martins) – confira o cronograma ao final do texto.

“No verão, os cachoeirenses costumam ir para as cidades do litoral e praticar esses esportes. A realização da Temporada de Areia é uma forma de possibilitar que os atletas locais continuem praticando essas modalidades e promover um intercâmbio com participantes de outras cidades, contribuindo para a expansão de modalidades esportivas em nosso município”, afirmou a secretária municipal de Esporte, Lazer e Qualidade de Vida, Lilian Siqueira.

Participação de campeão mundial é adiada

O jogador profissional de beach soccer, Bruno Xavier, participaria, nesta quinta-feira (10), de uma partida amistosa com ex-atletas do clube cachoeirense Estrela do Norte, na quadra de areia do BNH de Cima. Entretanto, esse jogo foi adiado para 17 de março, quando haverá o encerramento do torneio.

Bruno, que já conquistou o mundial de beach soccer com a seleção brasileira em 2017, coleciona, também, diversas premiações individuais, sendo eleito, por duas vezes, o melhor jogador do mundo na modalidade.

Vacinação contra Covid-19 durante o evento

Durante os dias de competições, a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) estará presente nos locais dos jogos, das 17h30 às 20h, com um ponto de vacinação contra a Covid-19 para atendimento ao público a partir dos 12 anos.

Para receber o imunizante, é necessário apresentar o cartão de vacina, documento de identificação com foto e cartão do SUS ou o CPF. Veja mais detalhes.

Confira o cronograma dos jogos:

Futevôlei masculino

10 de fevereiro – 17h30 – 2ª Etapa – Quadra de Areia do Amarelo

16 de fevereiro – 17h30 – Partidas finais – Quadra de Areia do BNH de Cima

Voleibol de areia masculino

9 de fevereiro – 17h30 – 1ª Etapa – Quadra de Areia do BNH de Cima

15 de fevereiro – 17h30 – 2ª Etapa – Quadra de Areia do Amarelo

16 de fevereiro – 17h30 – Partidas finais – Quadra de Areia do BNH de Cima

Voleibol de areia feminino

8 de março – 17h30 – 1ª Etapa – Quadra de Areia do Amarelo

10 de março – 17h30 – 2ª Etapa – Quadra de Areia do BNH de Cima

15 de março – 17h30 – Partidas finais – Quadra de Areia do BNH de Cima

Beach soccer masculino

10 de fevereiro – 17h30 – Fase de Grupos – Quadra de Areia BNH de Cima

17 de fevereiro – 17h30 – Fase de Grupos – Quadra de Areia BNH de Cima.

9 de março– 17h30 – Fase de Grupos – Quadra de Areia BNH de Cima

17 de março– 17h30 – Partidas finais – Quadra de Areia BNH de Cima