Game que prepara para o Enem será atração no Museu de Ciência

A novidade é fruto de parceria entre a prefeitura e a empresa capixaba que criou o jogo

O Museu de Ciência e Tecnologia de Cachoeiro vai oferecer uma ajuda especial a jovens que se preparam para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Os primeiros 400 alunos do ensino médio de escolas públicas e particulares que visitarem o local de 15 de setembro e 15 de novembro, na parte da manhã, terão acesso ao Enem Game, premiado aplicativo educacional.

A novidade é fruto de parceria entre a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (Semdec) e a Mito Games, empresa capixaba que desenvolveu o jogo, que é disputado em formato multiplayer online, no qual os estudantes participam de um desafio, simultaneamente, por meio de computadores, tablets ou celulares.

O Enem Game possui uma série de ferramentas de gameficação para que o ato de resolução de exercícios da prova torne-se mais dinâmico e envolvente.

Na versão que será disponibilizada nos computadores do Centro Digital do Museu, o aluno, além de jogar, terá acesso a todos os benefícios extras, como: conferir partidas realizadas, visualizar o ranking de alunos do Museu e competir com amigos, destaque no jogo como Aluno Premium, estatísticas de desempenho dos estudos, acesso aos perfis dos mais de 90 mil alunos de todo o Brasil e avatares exclusivos.

De acordo com o diretor administrativo da Mito Games, Marcelo Herzog, ser parceiro da prefeitura de Cachoeiro é um grande privilégio para a empresa. “Ficamos felizes com a oportunidade e queremos dar aos estudantes locais uma ferramenta extremamente eficiente para auxiliá-los na aprovação do Enem e vestibulares”.

“Acreditamos na parceria entre o setor público e privado. Iniciativas como essas nos motivam a continuar o trabalho e levar o nosso Enem Game ao maior número de estudantes possíveis”, afirma o diretor de produtos da Mito Games, Rafael Rubim.

Para o assessor técnico da Semdec, Alexandre Gasparini, o uso dos games também ajuda no conhecimento, e inovação também passa pela tecnologia dos games empregada na educação. “O jogo vai tornar mais leve e divertida a missão de se preparar para o Enem e vestibulares. Queremos que o aluno passe horas estudando sem se dar conta. Com certeza, a parceria será um sucesso, misturando diversão e aprendizado”, comemora Gasparini.

“A parceria vai possibilitar, também, o estimulo à visitação de alunos do ensino médio de escolas públicas e particulares ao Museu, que hoje é frequentado, em sua maioria, por alunos de escolas de ensino fundamental das escolas públicas de Cachoeiro e região”, complementa o secretário de Desenvolvimento Econômico, Felipe Ribeiro Macedo.