Segurança alimentar

Grupo de Apoio aos Portadores de Câncer é assistido pelo Banco de Alimentos de Cachoeiro

Entrega de alimentos à entidade foi iniciada neste mês
Foto: Márcia Leal/PMCI

O Grupo de Apoio aos Portadores de Câncer de Cachoeiro (Gappci) passou a contar, neste mês de julho, com o apoio do Banco de Alimentos do município para atender as necessidades nutricionais e de alimentação dos pacientes em tratamento assistidos pela organização.

Com essa nova parceria, já são 19 instituições que contam com suporte do equipamento público, coordenado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes), que abastece, também, os oito Centros de Referência em Assistência Social (Cras) de Cachoeiro.

Fundado há mais de 20 anos, o Gappci é uma associação civil voltada para promoção de ações voltadas à melhoria da qualidade de vida das pessoas, em especial, as em situação de vulnerabilidade social e pessoal, aos portadores de câncer e seus familiares.

“Ficamos muito felizes em receber suporte do Banco de Alimentos da Prefeitura. A parte nutricional é muito importante para as pessoas com câncer, e com essa doação, vamos continuar ofertando um alimento fresco e nutritivo aos nossos assistidos, fazendo com que possam se alimentar adequadamente. Isso vai ajudá-los a atravessar o processo do tratamento”, afirmou Sabina Aleixo, médica oncologista fundadora e presidente da Gappci.

“O Banco de Alimentos é um equipamento importantíssimo no combate à insegurança alimentar em Cachoeiro. Com dedicação e comprometimento, a equipe responsável pelo banco trabalha incansavelmente para captar e distribuir alimentos, garantindo que muitas famílias tenham acesso a refeições nutritivas e de qualidade”, destaca Márcia Bezerra, secretária municipal de Desenvolvimento Social.

Único na região Sul do Espírito Santo, o Banco de Alimentos da Prefeitura de Cachoeiro é referência estadual na promoção de segurança alimentar e nutricional. Além de assistir entidades socioassistenciais, entrega cesta de alimentos a famílias em situação de vulnerabilidade social cadastradas nos Cras do município.

Recentemente, o equipamento público ganhou uma nova sede, situada no bairro Basileia, ampliando sua capacidade de armazenamento de gêneros alimentícios e melhores condições para atender os destinatários dos produtos.