Rope

Guarda Civil de Cachoeiro realiza Ronda Escolar em unidades da rede municipal

Guardas municipais dialogam com gestores e equipes pedagógicas para apresentar o projeto
Foto: Divulgação/PMCI

Com o início das aulas presenciais na rede municipal de Cachoeiro, a Guarda Civil Municipal (GCM) retomou as ações da Ronda de Prevenção Escolar (Rope).

Por meio dessa ação, guardas civis visitam as escolas municipais nos horários de entrada e saída dos alunos, para garantir mais segurança e tranquilidade à comunidade escolar.

Os agentes também se reúnem com gestores e equipes pedagógicas das unidades para apresentar as ações da Rope, que incluem atividades como palestras e interações lúdicas com os alunos de todas as etapas de ensino, com foco em temas como respeito e disciplina.

Para a realização das visitas tranquilizadoras às escolas, a GCM estabeleceu uma divisão por regiões, que são contempladas com atendimento semanal. Os gestores escolares também são orientados a acionar a Rope em situações que demandem a presença dos guardas no entorno das unidades.

Para situações emergenciais, a Rope conta com o apoio da Ronda Ostensiva Municipal (Romu) da GCM.

“A Rope é uma importante estratégia de prevenção, que aumenta a sensação de segurança para alunos, professores e familiares no entorno das unidades, e que também quer ajudar na formação dos estudantes como cidadãos responsáveis e comprometidos com o bem-estar da sociedade”, explica o secretário municipal de Segurança, Francisco Inácio Daroz.

“Damos total apoio a essa iniciativa, que, por meio da presença da Guarda Municipal, tem feito com que nossos alunos e educadores se sintam mais seguros e protegidos nos momentos de entrada e saída das escolas. A contribuição com atividades de orientação nas salas de aula também é muito bem-vinda”, avalia a secretária municipal de Educação, Cristina Lens.