Aperfeiçoamento

Guarda Civil Municipal de Cachoeiro conclui curso anual de qualificação

Cerimônia de encerramento do curso foi realizada no auditório da Faculdade de Direito de Cachoeiro (FDCI)

Foto: Divulgação/PMCI

Na manhã desta sexta-feira (5), em cerimônia realizada no auditório da Faculdade de Direito de Cachoeiro (FDCI), 41 membros da Guarda Civil Municipal (GCM) receberam os certificados de conclusão do curso anual de qualificação e atualização profissional da corporação.

A solenidade de encerramento contou com a presença de diversas autoridades políticas municipais e estaduais, além de representantes do Ministério Público.

O curso incluiu módulos de técnicas de abordagem policial; prática de tiro; legislação; redação; defesa pessoal; sistema Ciodes (Centro Integrado Operacional de Defesa Social); comunicação e motivação nas organizações; qualidade de vida, saúde, higiene e segurança no trabalho.

Presente na cerimônia, o vice-prefeito Ruy Guedes destacou a importância da GCM em servir e guardar o cidadão.

“Nós todos aqui somos servidores públicos, no sentido literal da palavra: estamos aqui para servir. Para nossa Guarda Municipal, isso tem um significado ainda mais forte, pois eles levam segurança às pessoas. Somos referência em treinamento e preparo de guardas. Quem ganha com isso é a população, que conta com uma cidade, cada vez mais, protegida”, afirmou.

“A Guarda Civil Municipal de Cachoeiro está em constante treinamento e atualização. Tenho certeza de que estamos, cada vez mais, preparados para enfrentarmos os desafios que se apresentam cotidianamente, fazendo a nossa parte no sistema público de segurança”, afirmou, na solenidade, o secretário municipal de Segurança, Francisco Inácio Daróz.

Iniciado no último mês de agosto, o curso utilizou novas tecnologias e em acordo com os protocolos sanitários impostos pela pandemia da Covid-19, foi ministrado em formato híbrido, com aulas presenciais e em sistema de ensino a distância (EAD). Entre os instrutores, estavam profissionais da própria GCM.

“Estamos contentes em chegar ao final do curso com a certeza de termos uma equipe mais unida e preparada para atender às demandas da população. Hoje contamos com instrutores que são nossos companheiros, agentes da guarda municipal, o que permite um treinamento ainda melhor, pois são profissionais que conhecem o cotidiano de nossas atividades” afirmou Rosinaldo Correa, membro da Guarda Civil Municipal.

A oferta do curso anual atende ao que está previsto no Decreto Federal nº 9.847, de 25 de junho de 2019, alterado pelo Decreto Federal nº 10.030, de 30 de setembro de 2019 – ambos regulamentam a Lei nº 10.826, de 22 de dezembro de 2003.