Aperfeiçoamento

Guarda Civil Municipal de Cachoeiro inicia curso anual de qualificação

Aula inaugural, nesta segunda (9), foi realizada no auditório da Faculdade de Direito de Cachoeiro (FDCI)
Foto: Márcia Leal/PMCI

Os agentes da Guarda Civil Municipal (GCM) de Cachoeiro de Itapemirim iniciaram nesta segunda-feira (9) o curso anual de qualificação e atualização profissional da corporação.

Até 1º de novembro, os servidores com porte de arma de fogo irão participar de diversas aulas, teóricas e práticas, com conteúdo voltado às suas atividades cotidianas.

A aula inaugural do curso foi realizada no auditório da Faculdade de Direito de Cachoeiro (FDCI), em Morro Grande, e contou com a presença do prefeito Victor Coelho e do vice Ruy Guedes.

“Nossa Guarda Municipal é referência no Espírito Santo, e cumpre bem o seu papel na área da segurança. Quanto mais qualificada ela estiver, melhor será o serviço prestado. Continuaremos com os investimentos para que a população se sinta cada vez mais segura em nossa cidade”, frisou o prefeito.

Utilizando novas tecnologias e em acordo com os protocolos sanitários impostos pela pandemia da Covid-19, o curso será ministrado em formato híbrido, com aulas presenciais e em sistema de ensino à distância (EAD).

Entre os módulos do curso de atualização estão técnicas de abordagem policial, prática de tiro, legislação, redação, defesa pessoal, sistema Ciodes (Centro Integrado Operacional de Defesa Social), comunicação e motivação nas organizações e a qualidade de vida, saúde, higiene e segurança no trabalho – os dois últimos através do sistema EAD.

Os instrutores são profissionais da GCM e o curso possui carga horária de 110 horas/aula, superior às 80 horas anuais exigidas em lei.

“Ações de formação como essa são essenciais para que a Guarda siga aprimorando os serviços que presta à sociedade. Tivemos muitos avanços recentes, como o rearmamento dos agentes, e continuaremos firmes no propósito de oferecer um atendimento cada vez mais qualificado à população”, destacou o secretário municipal de Segurança, Francisco Inácio Daróz.

A oferta do curso anual atende ao que está previsto no Decreto Federal nº 9.847, de 25 de junho de 2019, alterado pelo Decreto Federal nº 10.030, de 30 de setembro de 2019 – ambos regulamentam a Lei nº 10.826, de 22 de dezembro de 2003.

Guarda Municipal retomou porte de armas em 2020

Dando fim a um impasse de quase 13 anos, a Guarda Civil Municipal (GCM) de Cachoeiro de Itapemirim voltou a portar armas de fogo em fevereiro de 2020.  Na ocasião, os guardas que cumpriram todos os requisitos do curso de formação funcional receberam os portes de arma. Em dezembro, os agentes concluíram curso para atualização do porte para o calibre .40.

No ano passado, a GCM de Cachoeiro de Itapemirim atendeu a 6.793 ocorrências – o número 60% superior ao registrado em 2019, que fechou com 4.238 ocorrências.