Guarda Mirim participa de desfile cívico no distrito de Itaoca

Desfile fará parte da festa da associação de moradores do distrito

Nesta sexta-feira (18), o projeto Guarda Mirim, gerenciado pela Secretaria Municipal de Segurança (Semseg) de Cachoeiro, participará de um desfile cívico no distrito de Itaoca. A atividade faz parte da festa organizada pela associação de moradores da região, que acontecerá até domingo (20).

Marcado para começar às 17h, o desfile acontecerá em frente ao ginásio poliesportivo Darcílio Cossi, e será o primeiro cortejo oficial da turma da Guarda Mirim de Itaoca.

No sábado (19), também como parte da festividade, o projeto de prevenção primária em segurança pública ficará responsável pela organização do torneio de futsal, que acontecerá no ginásio de esporte. Oito equipes (seis masculinas e duas femininas) participarão da competição, que terá início às 9h, com o apoio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semesp), que contribuirá com medalhas para premiação.

Atuando no distrito desde maio deste ano, o projeto Guarda Mirim tem atendido 320 crianças e jovens, com oficinas de futsal, teatro e dança. A propostas é envolver os participantes em propostas formativas que estimulem o desenvolvimento cognitivo e social.

“Ficamos felizes de ver os meninos do núcleo de Itaoca participando das ações da comunidade. O projeto Guarda Mirim tem, exatamente, este objetivo, de oportunizar ações que possam melhorar a vida das crianças e adolescentes”, declara o secretário de Segurança de Cachoeiro, Ruy Guedes Barbosa Filho.

O projeto

Em Cachoeiro, o Guarda Mirim atua há cinco anos junto a estudantes de escolas públicas, de 8 a 17 anos, oferecendo ações com temáticas como a educação no trânsito, prevenção contra vícios, ética, solidariedade, meio ambiente, cultura, primeiros socorros e esporte. Além disso, promove atividades com foco na cidadania e na prevenção à violência. Já passarem pelo programa mais 3.800 participantes.

Mais de 700 crianças e adolescentes, de Cachoeiro e de Itaoca, participam de oficinas esportivas, culturais e de cidadania gratuitas, no contraturno escolar, ofertadas pelo projeto Guarda Mirim, atualmente.