Chamados e ocorrências

Guarda Municipal de Cachoeiro realizou mais de 17 mil atendimentos em 2023

Foto: Divulgação

A Guarda Civil Municipal (GCM) de Cachoeiro de Itapemirim atendeu a mais de 17 mil ocorrências em 2023. O número é 50,02% superior ao registrado em 2022, que fechou com 11.486 ocorrências. Em ambos os anos, os números são referentes ao período entre os meses de janeiro e novembro.

Cerca de 11 mil atendimentos são frutos da ações preventivas do órgão, realizados em espaços e logradouros públicos, enquanto 3,6 mil são oriundos de atividades relacionadas à ronda escolar.

Durante as operações do órgão, que, neste ano, passou a contar com o suporte do novo sistema de videomonitoramento de Cachoeiro, treze veículos roubados foram recuperados em abordagens realizadas pelos agentes.

Ao longo do ano, os guardas municipais também apoiaram os agentes de trânsito e outras forças de segurança, em ações pontuais, como operações e blitz em vias públicas.

“A contribuição da Guarda Civil Municipal é crucial para a implementação eficaz das políticas de segurança pública. Os membros dessa instituição têm se destacado diariamente pelo seu papel fundamental, dedicação e compromisso para com a comunidade local”, avalia o secretário municipal de Segurança e Trânsito, e vice-prefeito de Cachoeiro, Ruy Guedes Barbosa.

“A atuação da Guarda Civil Municipal desempenha um papel essencial na execução de estratégias de segurança pública. Os funcionários do órgão têm demonstrado empenho e comprometimento não apenas com a administração municipal, mas, sobretudo, com os cidadãos”, avalia o prefeito Victor Coelho.

Videomonitoramento

Inaugurado neste ano, o novo sistema de vigilância de Cachoeiro tem auxiliado a Guarda Municipal em suas atividades. Instalado no Centro de Governança Municipal, no Centro Administrativo “Hélio Carlos Manhães”, abriga uma moderna central de videomonitoramento, que opera câmeras com tecnologias variadas, como reconhecimento facial, avisos sonoros, leitura de placas de veículos e segurança perimetral.

Esses equipamentos funcionam de maneira integrada, possibilitando a rápida e eficaz tomada de decisão por parte dos órgãos de segurança de Cachoeiro no atendimento aos chamados dos cidadãos.