Guardas civis e agentes de trânsito recebem novos equipamentos

Coletes refletivos e bastões retráteis fortalecem proteção individual dos servidores

A prefeitura de Cachoeiro, por meio da Secretaria Municipal de Segurança e Trânsito (Semset), adquiriu novos equipamentos de trabalho para os guardas civis e agentes de trânsito municipais.

São 66 coletes refletivos e 66 bastões retráteis para os guardas e 24 coletes refletivos e 24 apitos para os agentes de trânsito. Esses itens serão usados a partir desta semana e contribuem, sobretudo, para a proteção individual desses servidores.

O secretário municipal de Segurança e Trânsito, Ruy Guedes, destaca que a compra dos itens visa a renovação constante dos equipamentos dos servidores, dando-lhes mais poder de ação nas atividades de segurança e trânsito do município.

“A utilização desses equipamentos se dará, principalmente, em eventos de grande porte do município, como a Festa de Cachoeiro, a Feira da Bondade e o Natal, e também em outras missões no período noturno para as quais formos demandados”, complementa o secretário.

As novas aquisições vêm na esteira de recente investimento feito para fortalecer as ações municipais de segurança e trânsito: a compra de dez viaturas para uso dos servidores da Semset. Antes, a secretaria contava com oito veículos, locados.

Qualificação

A Semset também tem investido na qualificação dos seus servidores. A Guarda Civil Municipal (GCM) concluiu, na semana passada, a disciplina de armamento e tiro do curso de formação profissional, que está em andamento e é um dos requisitos para liberação do uso e armas de fogo pelos guardas.

Já os agentes de trânsito concluíram, no fim de agosto, um curso para direção de veículos usados em situações de urgência e emergência. A capacitação é uma exigência estabelecida na Resolução 168 de 2004, do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).