Guardas municipais estão capacitados para porte de armas

Os guardas municipais contaram com 550 horas de aulas teóricas e práticas em 28 disciplinas

O auditório da Escola Municipal Zilma Coelho Pinto recebeu, na manhã desta quinta-feira (20), a cerimônia de formatura do curso da Guarda Civil Municipal (GCM) de Cachoeiro de Itapemirim, para a liberação do porte de arma de fogo pela corporação. O evento contou com a presença de diversas autoridades das esferas federal, estadual e municipal.

“Hoje, nós estamos dando um passo muito importante para a retomada do porte de arma. E daremos outros passos em prol da corporação. Agradeço pela oportunidade de estar aqui com vocês, senhores e senhoras guardas municipais, verdadeiros heróis da segurança pública de Cachoeiro”, destacou o secretário municipal de Segurança e Trânsito, Ruy Guedes, ao relembrar todo o processo que culminou no convênio por meio do qual foi viabilizado o curso de formação da GCM.

“A segurança pública faz parte de nossos planos. Por isso, temos investido bastante nesta área, para torná-la referência. E vamos investir ainda mais, com a aquisição de novas armas e coletes à prova de balas para a corporação, por exemplo. Por fim, parabéns aos guardas municipais, com os quais quero sempre dialogar”, destacou o prefeito Victor Coelho.

Ainda em seu discurso, ele ressaltou que a indicação de Guedes para a Semset foi essencial para as conquistas obtidas até agora na segurança no município. Aproveitou a ocasião, ainda, para apresentar o projeto arquitetônico do Centro de Operações da Guarda Municipal (Cope), previsto para ser construído dentro do novo Parque Urbano da Ilha da Luz.

“Este momento retrata uma nova realidade da Guarda Municipal de Cachoeiro, que passou por uma formação qualificada, desenvolvida por meio de uma matriz curricular nacional. Este momento, portanto, é o grande divisor de águas da corporação, e seus guardas estão altamente preparados para proteger a população cachoeirense”, enfatizou o delegado Joel Lyrio Junior, diretor da Academia de Polícia Civil do Espírito Santo (Acadepol-ES).

Curso teve 550 horas em 28 disciplinas

Ministrado pela Acadepol-ES, o treinamento teve início em fevereiro e contou, ao todo, com 550 horas de aulas teóricas e práticas em 28 disciplinas.

Na primeira etapa, de teoria, foram abordados temas como direitos humanos e ética, concepções políticas de segurança pública, histórico e funções da corporação, geoprocessamento de informações e fundamentos de gestão integrada.

Já a etapa prática incluiu, além da disciplina de armamento e tiro, aulas de utilização de equipamentos não letais, estágio de trânsito, defesa pessoal, patrulhamento escolar, prevenção e combate a incêndios e pânico, dentre outras.

Depois da conclusão do curso, o passo seguinte é a formalização de convênio com a Polícia Federal para emissão dos portes funcionais de armas. Para tanto, as exigências legais têm sido cumpridas pela Secretaria Municipal de Segurança e Trânsito (Semset), para que os guardas voltem a trabalhar armados já a partir de 2019.

O curso visa atender a exigência prevista no Estatuto do Desarmamento (lei nº. 10.826), de que a autorização para o porte de arma de fogo das Guardas Municipais está condicionada à formação funcional de seus integrantes em estabelecimentos de ensino de atividade policial.