Horário estendido para vacinação no Centro Municipal de Saúde

Objetivo é facilitar o acesso à dose que protege do sarampo

Nesta semana, até sexta (30), o atendimento para vacinação no Centro Municipal de Saúde Bolívar de Abreu será realizado até as 19h. O objetivo da Secretaria de Saúde de Cachoeiro é facilitar o acesso da população à dose que protege do sarampo.

O período normal de funcionamento da policlínica é das 7h às 16h. “Com essa medida, queremos oportunizar, principalmente, as pessoas que não podem comparecer às salas de vacina nos dias úteis, no horário convencional de atendimento, em função dos compromissos profissionais”, explica a secretária de Saúde, Luciara Botelho.

De acordo com a coordenação municipal de imunização, além da tríplice viral, que protege de sarampo, caxumba e rubéola, outras vacinas estão disponíveis. “É mais uma oportunidade para colocar o cartão de vacinas em dia”, pontua a secretária, frisando que, no horário estendido, entre 16h e 19h, apenas o serviço de imunização estará disponível na policlínica.

Dois mil vacinaram no sábado (24)

O último sábado (24) foi de vacinação contra o sarampo em Cachoeiro. O Centro Municipal de Saúde e mais 28 unidades básicas abriram exclusivamente para atender quem ainda não está imunizado. Cerca de 2 mil pessoas foram vacinadas.

Sarampo

O sarampo é uma doença infectocontagiosa causada por vírus. É uma das principais doenças responsáveis pela mortalidade infantil em países subdesenvolvidos. Altamente contagioso, é transmitido diretamente de pessoa a pessoa, por meio das secreções do nariz e da boca expelidas pelo doente ao tossir, respirar ou falar. Seus sintomas incluem febre e manchas avermelhadas no corpo, coceira, mal-estar geral e falta de apetite.

A única forma de evitar o sarampo é tomar a vacina, que está sempre disponível nas salas de vacinação do município. Importante lembrar que, para o atendimento, é necessário apresentar o cartão de vacina e cartão do Sistema Único de Saúde (SUS). Quem preferir pode agendar o serviço pelo site www.agendamento.cachoeiro.es.gov.br.