Prevenção

Idosos acima de 80 anos e acamados recebem vacina contra gripe em casa

Equipes das unidades básicas de saúde visitam as residências
Foto: Divulgação/PMCI

Em Cachoeiro, nesta segunda-feira (30), foi iniciada a vacinação domiciliar contra a gripe para pessoas acima de 80 anos, acamados e as que têm mobilidade reduzida.

Por meio de um mapeamento desses públicos feito pela Secretaria Municipal de Saúde (Semus), a ação possibilitará que sejam imunizados contra a influenza em suas residências até o fim da campanha. A tarefa teve início para as pessoas cadastradas no bairro Vila Rica.

Os agentes das unidades básicas de saúde (UBS) próximas às residências têm entrado em contato para a aplicação da vacina, sem necessidade do agendamento.

A Semus informa que, para as pessoas do grupo prioritário que não estão cadastradas e desejam receber a dose, basta a família entrar em contato com a UBS mais próxima e solicitar a visita de um enfermeiro.

“A campanha de vacinação contra gripe é muito importante e não podemos deixar de assistir os que mais precisam. Por isso, incentivamos que todos dentro do público-alvo se imunizem”, salienta a secretária municipal de Saúde, Luciara Botelho.

Vacinação foi retomada nesta segunda (30)

Nesta segunda (30), também será retomada a campanha de vacina contra gripe (Influenza). A imunização ocorrerá nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), das 8h às 16h – exceto nos finais de semana.

A campanha volta a acontecer em três etapas. A primeira, já iniciada, abrange idosos com 60 anos ou mais e trabalhadores da área da saúde.

A segunda etapa começará no dia 16 de abril e incluirá professores; profissionais das forças de segurança e salvamento; portadores de doenças crônicas não transmissíveis e de outras condições clínicas especiais. Já a terceira etapa se dará a partir do dia 9 de maio, compreendendo crianças entre 6 meses de vida e menores de 6 anos de idade; gestantes; puérperas (até 45 dias após o parto); indígenas; adolescentes e jovens do sistema socioeducativo; presidiários e funcionários do sistema prisional; adultos de 55 a 59 anos de idade e pessoas com deficiência.

Até o momento, mais de 13 mil pessoas já foram vacinadas contra a Influenza em Cachoeiro, que conta com mais de 800 profissionais de saúde atuando na campanha.

Confira os locais de vacinação:

UBS Abelardo Machado
UBS Aeroporto
UBS Amaral
UBS Aquidaban
UBS BNH de Cima
UBS BNH de Baixo
UBS IBC
UBS Otton Marins
UBS São Luiz Gonzaga
UBS União
UBS Village da Luz
UBS Zumbi
UBS Coramara
UBS Valão
UBS Gilson Carone
UBS Novo Parque
UBS Nossa Senhora Aparecida
UBS Paraíso

Interior

UBS Conduru
UBS Itaoca
UBS Soturno
UBS Burarama
UBS Pacotuba
UBS Córrego dos Monos

A vacinação será de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h.

Obs.: A vacinação ocorrerá uma vez por semana nas UBS que não possuem sala de vacina: Agostinho Simonato, Parque Laranjeiras, Recanto, Vila Rica, Coutinho, São Vicente, Monte Verde e Gironda.

Últimas notícias