Rive e São Vicente

Iniciada a instalação de novas estações de monitoramento do rio Itapemirim

Prefeitura está fazendo as obras nos locais e Agerh colocará equipamentos na semana que vem
Foto: Divulgação/PMCI

A Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim, em parceria com a Agência Estadual de Recursos Hídricos (Agerh), está construindo duas novas estações de monitoramento do rio Itapemirim. As intervenções nos locais tiveram início nesta quinta-feira (11), sob a coordenação da Defesa Civil, e a Agerh instalará os equipamentos na semana que vem.

Serão duas estações hidrológicas, respectivamente, na Fazenda Sapecado, em São Vicente, e no Sítio Córrego São Rafael, em Rive (distrito de Alegre). Os equipamentos permitirão a medição do nível do rio nesses locais, contribuindo para que o município consiga se antecipar a possíveis inundações. Também haverá pluviômetros junto às estações.

A Prefeitura também já deu entrada nos trâmites para instalação de estações em Pacotuba e Monte Líbano – os locais ficam dentro de propriedades privadas.

Atualmente, Cachoeiro possui uma estação hidrológica no Centro e dez pluviômetros instalados em locais estratégicos da cidade.

“A estação hidrológica de Rive, por exemplo, nos dará um tempo de resposta a possíveis inundações na sede do município de 3 horas. A Agerh tem um planejamento para instalação de mais estações ao longo de toda a bacia do Itapemirim, o que trará grandes benefícios para Cachoeiro e diversos outros municípios que fazem parte da bacia”, afirma o coordenador executivo da Defesa Civil de Cachoeiro de Itapemirim, Elio Carlos Miranda.