Participação social

Inscrições abertas para oficina de elaboração do Plano de Manejo do Itabira

Objetivo da oficina é a definição participativa dos elementos essenciais do Plano de Manejo do Itabira
Foto: Márcia Leal/PMCI

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Urbanismo e Meio Ambiente (Semurb) de Cachoeiro promoverá, entre os dias 18 e 20 de dezembro, uma oficina de elaboração do Plano de Manejo do Itabira.

O evento, que acontecerá no auditório do Sindifiscal, será direcionado a entidades da sociedade civil e órgãos do poder público, interessados em contribuir com a construção do documento.

Para a participação das entidades da sociedade civil, a inscrição é obrigatória, e deve ser realizada por meio de formulário on-line disponível no site da Prefeitura de Cachoeiro (clique aqui para acessar). São 15 vagas disponíveis.

O objetivo central da oficina é a definição participativa dos elementos essenciais do Plano de Manejo do Itabira, abordando aspectos como propósito, declarações de significância, recursos e valores fundamentais (RVF), questões-chave, avaliação dos RVF, definição e priorização das necessidades de dados e planejamento, zoneamento e normas da Unidade de Conservação (UC).

A realização do evento visa fortalecer a gestão participativa e a construção coletiva de estratégias para o manejo sustentável do Itabira, em uma colaboração entre diferentes setores da sociedade para garantir o equilíbrio entre o desenvolvimento urbano e a preservação ambiental.

Dúvidas relacionadas ao evento podem ser sanadas pelo e-mail semurb.recursosnaturais@cachoeiro.es.gov.br ou pelo telefone: (28) 3155-5327.