Até 28 de abril

Inscrições de candidatos ao título de Cachoeirense Ausente de 2022 estão abertas

Honraria foi criada em 1939 pelo poeta Newton Braga, como forma de homenagear conterrâneos residentes em outras cidades
Foto: Márcia Leal/PMCI

A Prefeitura de Cachoeiro abriu, nesta terça-feira (12), o processo para eleição do Cachoeirense Ausente Nº 1 de 2022. Criado, há 83 anos, pelo jornalista, advogado e poeta Newton Braga, o título é entregue anualmente – sempre na Festa de Cachoeiro, em junho – a uma pessoa natural do município que vive e se destaca profissionalmente em outras cidades.

As candidaturas já podem ser formalizadas por familiares, amigos ou simpatizantes do candidato. Para isso, basta entregar um currículo com os dados pessoais e profissionais do concorrente, na sede da Secretaria Municipal de Governo e Planejamento Estratégico (Semgov), situada no Centro Administrativo “Hélio Carlos Manhães”, na rua Brahim Antônio Seder, Centro. O protocolo dever ser feito no setor de cerimonial, de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h. O prazo termina às 15h do próximo dia 28 de abril.

A eleição será no dia 9 de maio, às 9h, no auditório da escola municipal “Zilma Coelho Pinto”, bairro Ferroviários. A escolha será feita por meio de votação secreta com representantes das instituições listadas no Decreto Nº 24.451/2014, que regulariza a Lei Municipal Nº 6.960/2014, que se refere à entrega de homenagens e honrarias em Cachoeiro.

Nos anos de 2020 e 2021, a eleição do Cachoeirense Ausente Nº 1 não foi realizada, devido às restrições impostas pela pandemia de Covid-19, tendo sua última edição acontecido no ano de 2019. Na ocasião, a professora e nutricionista Neuza Maria Brunoro Costa, que reside no município de Alegre, recebeu a honraria.

“A eleição do Cachoeirense Ausente é uma tradição de muitas décadas, sendo uma forma de valorizar aqueles que, mesmo distantes, carregam consigo o orgulho de ter nascido em nossa terra. Além disso, também é uma forma de preservar a memória de Newton Braga, que foi o idealizador desse título”, destaca o prefeito de Cachoeiro, Victor Coelho.

Relembre os cachoeirenses ausentes eleitos nos últimos anos

2019 – Neuza Maria Brunoro Costa

2018 – José Eduardo Coelho Dias

2017 – Acácio Moraes Frauches