Qualificação profissional

Inscrições para dois cursos on-line da Escola do Servidor seguem até sexta (17)

São 150 vagas para cada capacitação
Foto: Montagem/PMCI

Mais duas capacitações de ensino a distância (EAD) estão disponíveis para os servidores da Prefeitura de Cachoeiro. “Qualidade no atendimento” e “Fundamentos da gestão de pessoas” seguem com as inscrições abertas até sexta-feira (17).

Os cursos são oferecidos pela Escola do Servidor, da Secretaria Municipal de Administração (Semad). São 150 vagas para cada capacitação e para participar basta se inscrever por meio do site www.cachoeiro.es.gov.br/escola, clicando na aba de cursos e no botão “Pré-inscrição”.

Os servidores que se interessarem pelo curso “Qualidade no atendimento” terão quatro módulos. O primeiro aborda a “definição e dimensões da qualidade no serviço público”. O seguinte contemplará os temas: “serviços públicos, clientes, cidadãos e estado”.

O terceiro módulo aborda assuntos “como atender com qualidade”, “os setes pecados no atendimento”, “como administrar as expectativas do cliente” e “como lidar com as reclamações e o custo da não qualidade”.

Por fim, o último módulo, versa sobre o “atendimento do servidor público”, “deveres do cidadão público perante o cidadão” e “o estado e a relação entre o servidor e a imagem do serviço público”.

Já o curso de “Fundamentos da gestão de pessoas”, que também conta com quatro unidades, aborda, no primeiro módulo, assuntos como: “gestão de pessoas nas organizações”, “origens e desenvolvimento histórico”, “contexto histórico”, “importância da gestão de pessoas”, “perfil do profissional da área” e “políticas e processos da gestão de pessoas”.

Na segunda unidade, o foco é “liderança, formação e desenvolvimento da equipe”. Os servidores estudarão sobre “cultura organizacional e sua influência sobre a equipe de trabalho”, “liderança e o poder nas organizações”, “gestão de equipes”, “diversidade e competências e trabalho”, “gestão e subjetividade”.

O terceiro módulo visa ensinar assuntos sobre “planejamento estratégico de gestão de pessoas, como desenvolvimento e treinamento”, “gestão de competências e de desenvolvimento”, “gestão de pessoas por competências” e “gestão para resultados”.

Para finalizar, a última unidade aborda temas como “comportamento organizacional e orientação funcional”, como “direitos, deveres e disciplina do servidor”, “legislação, manuais de rotinas trabalhistas”, “necessidades humanas”, “qualidade de vida no trabalho”, “desenvolvimento funcional do servidor”, “motivação e saúde ocupacional do servidor” e “tendências em gestão de pessoas”.

As capacitações serão ministradas por docentes selecionados pela Escola de Serviço Público do Espírito Santo (Esesp).