Integração das forças de segurança foi pauta de reunião em Cachoeiro

Guarda Municipal participou, nesta quarta-feira (20), da Operação Estado Presente, com PM, PC e BM
Foto: Márcia Leal/PMCI

Nesta quinta-feira (21), o vice-prefeito de Cachoeiro, Ruy Guedes, e o secretário municipal de Segurança, Francisco Inácio Daroz, se reuniram com o secretário de estado da Segurança Pública e Defesa Social, Alexandre Ramalho, no Palácio Bernardino Monteiro, sede do governo municipal.

Em pauta, a integração das forças de segurança no Sul do estado e, em especial, em Cachoeiro, onde a Guarda Civil Municipal (GCM) participou, nesta quarta-feira (20), da Operação Estado Presente, com a Polícia Militar, Polícia Civil e o Corpo de Bombeiros Militar.

Com foco na redução de crimes contra a vida e o patrimônio, a ação conjunta resultou em apreensões de drogas e materiais relacionados ao tráfico e em detenções de suspeitos.

“O secretário Ramalho veio acompanhar de perto essa ação contra a criminalidade e nos fez essa visita, para tratarmos, principalmente, do trabalho conjunto das agências de segurança. Em Cachoeiro, temos o Gabinete de Gestão Integrada Municipal, que torna essa integração muito forte e presente. Estamos à disposição para avançar, ainda mais, nesse trabalho, para que, juntos, possamos melhorar a segurança pública para nossos munícipes”, afirmou Ruy Guedes.

O secretário Inácio Daroz avalia que a participação da Guarda Civil Municipal na Operação Estado Presente inaugura uma nova fase da integração das forças de segurança em Cachoeiro.

“Graças aos investimentos na reestruturação da GCM feitos nos últimos anos – o que inclui o rearmamento da corporação e a evolução para uso do calibre .40 –, nossos agentes podem colaborar, bastante, com o sistema público de segurança. Pontuamos isso com o secretário Ramalho que, por sua vez, nos garantiu todo apoio das forças policiais no combate à insegurança em nosso município”, disse.

Na operação desta quarta, a GCM colaborou com abordagens e ações preventivas. A ação também contou com a participação de fiscais de postura da Prefeitura.