Balanço 2019

Interior recebeu mais investimentos em infraestrutura e apoio à produção rural

Semai recuperou 472 quilômetros de estradas vicinais
Foto: Divulgação/PMCI

Em 2019, a Prefeitura de Cachoeiro, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Interior (Semai) intensificou os investimentos em infraestrutura e apoio a produtores no meio rural do município. As ações estão entre os destaques do relatório anual de prestação de contas da pasta.

Ao longo do ano, a Semai recuperou 472 quilômetros de estradas vicinais com patrolamento, ensaibramento e manutenção geral. Para evitar danos às estradas, houve limpeza de saídas de água e construção de novos bueiros. Também foram construídas duas pontes de cimento nas localidades de Campo de São Felipe e Córrego dos Monos, respectivamente.

Outra ação importante foi a manutenção do programa de horas-máquina. Por preços bem mais acessíveis que os praticados no mercado, os produtores têm acesso a serviços com pá carregadeira, retroescavadeiras, tratores agrícolas e caminhões da Semai, graças a descontos que variam de 50% a 90%, de acordo com o tamanho da propriedade.

Também foram adquiridos 12 reservatórios de água potável para atender comunidades rurais, de forma a minimizar problemas decorrentes de períodos de estiagem, e foram feitos atendimentos com caminhões-pipa em algumas localidades.

Agroindústrias e feiras livres

As agroindústrias de Cachoeiro ganharam a possibilidade, em novembro, de solicitar, no próprio município, a autorização para comercializarem produtos de origem animal em todo o território capixaba.

Isso se tornou possível quando o Serviço de Inspeção Municipal (SIM) cachoeirense foi reconhecido como equivalente ao Serviço Estadual de Inspeção Agroindustrial de Pequeno Porte (Siapp), pelo Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf), efetivando a adesão de Cachoeiro ao Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar de Pequeno Porte (Susaf-ES).

Com isso, as agroindústrias certificadas pelo SIM, que só podem vender seus produtos dentro do município, conseguem solicitar ao setor, também, o selo estadual, que libera a comercialização em qualquer parte do Espírito Santo.

O escoamento da produção agrícola do município se dá, principalmente, por meio das quatro Feiras Livres de Agricultura Familiar. A Semai manteve o apoio aos feirantes, que, em breve, receberão 100 novas barracas.

ExpoSul Rural

2019 também foi o ano de consolidação da ExpoSul Rural como o maior evento do setor agro do Espírito Santo. Realizado pela prefeitura, por meio da Semai, em parceria com o Sindicato Rural de Cachoeiro, o evento reuniu 350 expositores, entre empresas, criadores e agricultores familiares, atraindo cerca de 60 mil visitantes e gerando, aproximadamente, R$ 25 milhões em negócios.

A preparação da edição de 2020, que será realizada em abril, foi iniciado em julho do ano passado. O projeto foi apresentado em um café da manhã no Parque de Exposições do Aeroporto, quando houve o lançamento de uma revista especial sobre as três primeiras edições (2017, 2018 e 2019).

Turismo rural e Café com Elas

Em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Semcult) a Semai também promoveu ações de fortalecimento do circuito de turismo rural no município, incluindo caminhadas para pontos turísticos e atividades de capacitação.

Um dos destaques foi a criação do projeto Café com Elas. Com eventos realizados em comunidades rurais diversas, o projeto visa valorizar a presença da mulher no campo, por meio de capacitações sobre agroturismo, rodas de conversa sobre assuntos diversos e atividades de confraternização.

Educação rural

A Semai também desenvolveu ações voltadas para a educação no campo. A Escola Família Agrícola de Cachoeiro (Efaci), que completará dez anos em 2020, recebeu um investimento de R$ 180 mil. Houve, ainda, eventos de capacitação diversos para produtores e a introdução do projeto Horta nas Escolas, com o plantio de hortaliças junto aos alunos de diversas unidades de ensino.

“Durante o ano de 2019, desenvolvemos ações em várias frentes para melhorar a qualidade de vida e proporcionar emprego e renda aos moradores do interior de Cachoeiro. Nosso município tem um potencial muito grande nessa área, e uma das provas é o enorme sucesso da ExpoSul Rural, que já é referência para todo o estado”, afirma o secretário municipal de Agricultura e Interior, Robertson Valladão.

“Milhares de cachoeirenses moram e tiram seu sustento da zona rural, e o nosso objetivo é dar-lhes todo o suporte necessário para as suas atividades, bem como trabalhar em projetos de desenvolvimento para essas áreas”, destaca o prefeito Victor Coelho.