Novos serviços e melhor estrutura

Investimentos feitos em 2022 fortaleceram rede municipal de saúde

Novo Centro de Especialidades Odontológicas ampliou o acesso aos serviços de saúde bucal
Foto: Márcia Leal/PMCI

Em 2022, a Prefeitura de Cachoeiro realizou importantes investimentos na melhoria da infraestrutura da rede municipal de saúde, com a reforma e criação de novas unidades de atenção básica.

Por meio de convênio com a Faculdade Multivix, foram iniciadas as obras de duas novas Unidades Básicas de Saúde (UBS), nos bairros Basileia (rua Pedro Estellita Herkenhoff) e Ferroviários (no antigo Detran).

Além disso, a Prefeitura iniciou a execução de melhorias estruturais e reforma das unidades do bairro Jardim Itapemirim e dos distritos de Soturno, Itaoca e Córrego dos Monos. Na comunidade de Monte Alegre, em Pacotuba, o posto de atendimento recebeu manutenção.

Já no bairro Zumbi, está sendo construída uma nova UBS. De porte III, a unidade será a maior da região sul capixaba. A conclusão da obra está prevista para este ano. 

Casa Rosa e CEO

Também em parceria com a Faculdade Multivix, a Prefeitura entregou, no último ano, dois importantes equipamentos públicos: a Casa Rosa, com atendimento exclusivo ao público feminino, e o novo Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), que está, gradualmente, unificando os atendimentos especializados em odontologia já realizados pelo município.

Programa Consultório na Rua

Para ampliar e facilitar o acesso da população em situação de rua aos serviços do SUS, a Semus iniciou, em agosto de 2022, os atendimentos itinerantes do programa Consultório na Rua, do Ministério da Saúde.

O objetivo é desenvolver estratégias de cuidados, prevenção e promoção de saúde, contribuindo para a redução de danos causados pelo uso excessivo do álcool, substâncias psicoativas, entre outros agravos no público-alvo do programa.

Piso salarial de agentes de saúde

No último ano, os agentes comunitários de saúde de Cachoeiro passaram a receber o pagamento do novo piso salarial nacional da categoria. A lei nº 7972, sancionada em julho de 2022, conferiu, aos servidores, o piso de dois salários mínimos (equivalente, hoje, a R$ 2.640), em atenção à Emenda Constitucional N° 120/22.

Rede melhor equipada

Para reforçar o transporte sanitário na sede e interior do município, dez novas ambulâncias foram incorporadas à frota municipal.

A Semus também adquiriu novos equipamentos para a rede municipal de saúde. A Policlínica Municipal “Bolívar de Abreu” recebeu uma Cabine de Segurança Biológica, utilizado na realização de exames de baciloscopia e análise de escarro para diagnóstico de tuberculose e de outras doenças infectocontagiosas, o local, assim como a Casa Rosa, recebeu um novo aparelho de ultrassom.

Outra entrega importante foi a de dois consultórios odontológicos portáteis, adquiridos para atendimentos domiciliares, principalmente, de pessoas idosas, acamadas ou com dificuldade de locomoção.

Além disso, o PPG foi equipado com um novo aparelho de raio-X digital, que aprimorou os diagnósticos de imagem feitos na unidade.

“O ano de 2022 foi de importantes ações no sentido de reestruturar o atendimento em atenção básica no município, trabalho que seguirá ao longo deste ano que se iniciou, sempre no objetivo de melhorar o atendimento à população e as condições de trabalho de nossos servidores”, destaca Alex Wingler, secretário municipal de Saúde.

“Após tantas conquistas importantes no último ano, seguiremos, em 2023, investindo na melhoria da rede municipal de saúde, em busca de um serviço público mais célere, humano e com cada vez mais qualidade à população”, destaca o prefeito Victor Coelho.