Balanço

Investimentos feitos em 2022 melhoraram a mobilidade em Cachoeiro

Programa de recapeamento asfáltico já alcançou 16 vias do município
Foto: Patricia Pim/PMCI

Em 2022, a Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim avançou com importantes melhorias em mobilidade urbana e rural no município.

Na sede do município, a gestão municipal seguiu com o programa de recapeamento asfáltico, que já chegou a 16 importantes vias, como as avenidas Domingo Alcino Dadalto, Ubaldo Caetano Gonçalves, José Félix Cheim (Linha Vermelha) e o trevo da Ilha da Luz.

Além de renovar o asfalto, a Prefeitura avançou, também, na revitalização da sinalização viária das vias, com a utilização de tintas mais eficientes e técnicas de traffic calming, que tem por objetivo reduzir a velocidade dos veículos, gerando mais segurança e fluidez no trânsito.

Para dar mais tranquilidade aos pedestres, também foi realizado o reacendimento de mais de 50 faixas. Além disso, entre os bairros Ibitiquara e Independência, sete faixas elevadas foram instaladas na avenida Ubaldo Caetano Gonçalves. A instalação desses redutores de velocidade torna o trânsito mais seguro e melhora a acessibilidade na via.

Urbanização

Na avenida Rui Pinto Bandeira, situada no bairro de mesmo nome, a Prefeitura está executando uma intervenção de mobilidade, com a construção de calçadas, muro de arrimo, escadas e sinalização viária.

Já no bairro Gilson Carone, avançam as obras de urbanização, que incluem melhorias como pavimentação de vias, novas escadarias e muros de arrimo, em um projeto que abrange 19 ruas da região.

Outra frente de atuação para melhorar a mobilidade urbana em Cachoeiro foi a pavimentação de ruas com a utilização de concreto, material com alta durabilidade e menor demanda por manutenção. Em 2022, a melhoria chegou a mais de 20 vias do município

Praça Jerônimo Monteiro

Na praça Jerônimo Monteiro, a Prefeitura de Cachoeiro executou obras para melhorar a acessibilidade no local, que ganhou rampas de acesso, piso podotátil e vagas de estacionamento acessíveis. A intervenção cumpre medidas previstas no Plano de Mobilidade do município.

Melhorias no interior

As melhorias em mobilidades também chegaram no interior do município. Por meio da aplicação de Revsol, foi possível melhorar as condições de mais de 30 quilômetros de estradas, melhorando as condições de tráfego para fomentar o agroturismo, contribuir com o escoamento da produção agrícola e facilitar o acesso às escolas do interior.

Outra aposta na melhoria da mobilidade rural é o calçamento de vias rurais com blocos de concreto, que chegou à estrada que conecta a região do bairro Aeroporto ao distrito de Córrego dos Monos, passando pela localidade de Córrego dos Brás.

Novos abrigos de ônibus

Em 2022, a Prefeitura de Cachoeiro seguiu renovando as paradas de transporte público no município, com a instalação de mais de 30 novos abrigos em pontos de ônibus.

São estruturas em aço, compostas por cobertura, banco, lixeira e espaço reservado a pessoas com deficiência. A renovação dos abrigos é uma ação prevista no Plano de Mobilidade do município, para garantir mais conforto aos usuários do transporte coletivo e incentivar maior adesão da população a esse meio de deslocamento.

“A mobilidade urbana é um dos grandes desafios na gestão de um município. Em Cachoeiro, nós direcionamos nossa atenção a esse tema, com a elaboração e execução de projetos que influenciam a qualidade de vida dos cidadãos e trazem mais segurança e tranquilidade no deslocamento pelo município”, destaca o prefeito de Cachoeiro, Victor Coelho.