Investimentos na infraestrutura de escolas municipais somam R$ 13 milhões

A nova escola Olga Dias, no Cel. Borges, será a maior unidade da rede municipal

As 80 escolas municipais de Cachoeiro de Itapemirim têm recebido uma série de intervenções em infraestrutura desde 2017, cujo valor chega a R$ 13,7 milhões. O montante inclui investimentos próprios da prefeitura e recursos captados de fontes externas, sendo utilizado para manutenção, adequações, reforma e construção de novas unidades.

Em 2019, já foi realizada a manutenção dos prédios das escolas municipais Anacleto Ramos (Ferroviários), Anísio Ramos (Vila Rica), Jenny Guardia (São Geraldo) e Newton Braga (Ferroviários). Os trabalhos também estão sendo finalizados nas escolas Julieta Deps Tallon (Zumbi), Oswaldo Machado (Baiminas) e Áurea Bispo Depes (Vila Rica), e outras onze unidades e a sede da Secretaria Municipal de Educação (Seme) receberão os serviços em breve, totalizando quase R$ 2 milhões.

Outras obras importantes são a finalização da construção do novo prédio da escola Olga Dias, no bairro Coronel Borges, e da supercreche do bairro Village da Luz, com investimento de mais de R$ 5 milhões. Também estão sendo finalizadas as adequações estruturais de acessibilidade em mais 15 escolas da rede, num valor de R$ 2,9 milhões.

Em 2017, foi realizado um repasse de R$ 1,4 milhão a todas as unidades da rede municipal para pequenas reformas. E, em breve, será iniciada a reforma e ampliação das escolas Albertina Macedo (Santa Cecília) e Sandra Monteiro Vargas Piassi (Aquidaban), por R$ 2,33 milhões.

Climatização

Além das intervenções na estrutura dos imóveis, a prefeitura realiza melhorias na qualidade das instalações das unidades de ensino de um modo geral. Neste ano, todas as escolas da rede municipal estão recebendo novos aparelhos de ar-condicionado. Dos 99 aparelhos, 40 já foram entregues a unidades de ensino.

“Diversas pesquisas apontam que os alunos de escolas com infraestrutura melhor apresentam melhor desempenho escolar. Por isso esses recursos investidos são tão importantes, junto aos demais investimentos que realizamos na capacitação do magistério, alimentar escolar, dentre outros”, afirma a secretária municipal de Educação, Cristina Lens Bastos.

“Educação é um investimento essencial, e estamos trabalhando com muito vigor para, dentro da política de equilíbrio fiscal, atender às necessidades dos nossos estudantes”, destaca o prefeito Victor Coelho.

Repasse/pequenas reformas: R$ 1.400.000
Manutenção: R$ 1.938.727,31