Participação popular

Itaoca recebe oficina do Plano Municipal de Educação Ambiental na quarta (11)

Moradores da região poderão contribuir com a construção do plano
Foto: Márcia Leal/PMCI e Patrícia Pim/PMCI

Nesta quarta-feira (11), será a vez dos moradores dos distritos de São Vicente, Itaoca, Gironda e Soturno, em Cachoeiro, receberem a oficina comunitária para elaboração do Plano Municipal de Educação Ambiental.

A atividade vai ser realizada na Paróquia Nossa Senhora Aparecida, em Itaoca, às 14h. Aberta ao público, a ação é organizada pelo Órgão Gestor da Política Municipal de Educação Ambiental, que é composto por representantes das secretarias municipais de Educação (Seme) e Meio Ambiente (Semma).

Os assuntos abordados serão recursos naturais; saneamento e resíduos; proteção e bem-estar animal; controle ambiental; cidadania e comunidade e gestão ambiental no campo.

Os participantes serão divididos em grupos, para que sejam colhidas informações sobre as potencialidades da região e o que precisa melhorar em suas localidades.

Essa será terceira oficina comunitária do processo de elaboração do plano. Outras duas foram feitas no distrito de Pacotuba (para moradores de Burarama, Monte Alegre, Coutinho, Banca de Areia, Pacotuba e região) e no bairro Coronel Borges (abrangendo, também, moradores de Gruta, Itabira, Urtiga, São Luiz Gonzaga e Poço Dantas).

O Órgão Gestor da Política Municipal de Educação Ambiental ainda vai promover duas audiências públicas relativas ao plano. A primeira está prevista para setembro deste ano. Já a segunda acontecerá em março de 2023. A implementação do PlanEA-CI foi designada pela lei municipal 7.744/2019 e regulamentada pelo decreto 29.579.

Cronograma das oficinas

Distritos
Data: 18/05/2022 (quarta-feira)
– Tijuca, Safra, União e Fazenda Retiro