"Compartilhe Amor"

Jovens acima de 25 anos vacinam contra a Covid e ajudam campanha solidária

Doações podem ser feitas nas próprias unidades de saúde que estão realizando a vacinação
Foto: Márcia Leal/PMCI

Iniciada nesta sexta-feira (13), em Cachoeiro, a vacinação contra a Covid-19 para o público a partir de 25 anos foi marcada pela alegria e, também, pela solidariedade de diversos jovens, que aproveitaram, esse momento especial, para doar alimentos não perecíveis para a campanha “Compartilhe Amor”.

Depois de receberem a primeira dose da vacina, muitos entregaram seus donativos nos pontos de coleta da campanha, localizados nas unidades de saúde. Os alimentos são encaminhados pela Prefeitura a famílias em situação de vulnerabilidade social e econômica, ajudando a combater a insegurança alimentar durante a pandemia.

Bruna Lopes, de 25 anos, vacinou-se na UBS do Aquidaban e manifestou sua felicidade ao receber a primeira dose e, ao mesmo tempo, contribuir com a campanha solidária.

“Estava com uma grande expectativa para este dia e ele, finalmente, chegou. A vacinação é imprescindível para frear a pandemia e conter o coronavírus. É importante que todos venham se vacinar e, também, se possível, contribuir para a campanha de doação de alimentos”, disse.

Alívio e esperança

Matheus Mesquita, de 26 anos, demonstrou alívio ao receber a primeira aplicação do imunizante. “Eu estou muito feliz, pois eu sou autônomo, dou aulas de música, então, dependo muito dos eventos na região. Fico feliz em ver a vacinação avançando, para voltarmos à normalidade o quanto antes. Estava muito ansioso para tomar a primeira dose e, agora, aliviado que minha vez tenha chegado”, afirma.

Protocolos precisam ser mantidos

Com o avanço da vacinação entre os mais jovens, a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) ressalta a importância da manutenção dos protocolos preventivos básicos contra o coronavírus.

“Estamos contemplando um público cada vez mais jovem com a imunização, mas é muito importante que esse público, assim como todos que estão sendo vacinados, não se descuide em relação aos protocolos sanitários básicos, como a utilização de máscaras e o distanciamento social”, frisou o secretário municipal de Saúde, Alex Wingler.

Novo agendamento para o público de 25 a 39 anos

Neste sábado (14), às 8h, será aberto novo agendamento on-line para aplicação da primeira dose da vacina contra a Covid-19 para pessoas de 25 a 39 anos. Serão disponibilizadas 2 mil vagas, para vacinação na terça-feira (17). O site para fazer a marcação é o agendamentosaude.cachoeiro.es.gov.br.

Vai vacinar? Doe alimentos e itens de higiene

As pessoas que se vacinam contra a Covid-19, em Cachoeiro, podem colaborar com a campanha “Compartilhe Amor”, doando, no momento da vacinação na unidade de saúde, alimentos não perecíveis e itens de higiene (álcool em gel e sabão), na quantidade que quiserem.

Todo o material arrecadado pela campanha é destinado ao Banco de Alimentos do município. Lá, sob supervisão de equipe técnica, são montadas as cestas de alimentos e, também, os kits de higiene, que são distribuídos a famílias acompanhadas pelos Centros de Referência de Assistência Social (Cras).