Projeto Soma.

Lideranças comunitárias participarão de encontro sobre cidade inteligente

Evento vai abordar papel das novas tecnologias na prestação de serviços públicos
Foto: Patricia Pim/PMCI

No próximo dia 12 de abril, a Prefeitura de Cachoeiro realizará o terceiro encontro do projeto Soma., iniciativa voltada para a formação e fortalecimento de lideranças comunitárias.

Com o tema “A contribuição das comunidades para uma cidade cada vez mais inteligente”, a ação ocorrerá no Centro Universitário São Camilo, instituição parceira do projeto, a partir das 19h. Dessa vez, os inscritos poderão convidar moradores de suas regiões para participar do encontro.

Na ocasião, os inscritos assistirão a uma palestra organizada pela Coordenadoria Executiva de Tecnologia de Informação (CTI) da Prefeitura de Cachoeiro, sobre a importância do papel das novas tecnologias na prestação de serviços à população.

O palestrante será André Gomyde, mestre em Business Administration Pela FCU (EUA), com especialização em Gestão de Projetos Completos, cientista e presidente do Instituto Brasileiro de Cidades Humanas, Inteligentes, Criativas e Sustentáveis.

Aplicativos como o Ponto Cachoeiro e o programa Conecta Cachoeiro serão alguns dos pontos que serão apresentados aos participantes, para que possam conhecer suas funções e, posteriormente, difundir sua utilização junto aos moradores de suas comunidades.

“Nossa proposta, com esse novo encontro, é que os participantes possam fazer melhor uso das ferramentas que aproximam o cidadão dos serviços públicos. Hoje, a tecnologia tem um papel fundamental na gestão de um município, e devemos caminhar junto a ela na construção de uma cidade cada vez mais moderna, que melhor assiste seus moradores”, destaca Thiago Bringer, secretário municipal de Governo e Planejamento Estratégico.

Sobre o projeto

A iniciativa prevê a realização de encontros formativos mensais, com o objetivo de orientar os representantes das comunidades sobre a importância da comunicação com a Prefeitura.

Ao longo dos encontros, os líderes e representantes de comunidades irão realizar, de forma orientada, diagnósticos referentes às particularidades de suas regiões, mapeando as principais demandas e destacando as representações culturais, como festas e eventos tradicionais, que podem vir a ser apoiados pela Prefeitura, via editais de chamamento público, bem como pela iniciativa privada.

As atividades contam com os seguintes apoiadores: Centro Universitário São Camilo, Sicredi, Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e Federação das Associações de Moradores de Cachoeiro de Itapemirim (Fammopoci).