Diálogo

Macrodrenagem chega à rua Etelvina Vivacqua e cronograma é apresentado para moradores

A previsão é que as obras comecem na próxima semana.
Foto: Divulgação/PMCI

Na noite desta quarta-feira (1º), a Prefeitura de Cachoeiro realizou uma reunião com moradores e comerciantes da região para tratar da nova frente de serviços, que será aberta na rua Etelvina Vivacqua, com início previsto para a próxima semana.

Com a presença de moradores e autoridades, a reunião teve início com um resumo atualizado das obras da macrodrenagem. O secretário executivo de Obras, Rodrigo Bolelli, apresentou os trechos já concluídos e, aproveitou a ocasião, para explicar os desafios encontrados durante as obras e como estão sendo sanados para evitar atrasos na entrega. Como exemplo a presença de rochas não identificadas.

Um representante da empresa responsável pelos serviços da macrodrenagem também explicou como serão as cincos etapas das obras na rua Etelvina Vivacqua. A obra será coordenada de acordo com cronograma, podendo ser alterada devido às condições climáticas.

Na ocasião, também foi esclarecido que, enquanto as obras estiverem sendo realizadas, haverá rotas alternativas para o tráfego de pedestres e de veículos. São as ruas: Nelson Boreli, Mileto Louzada, José Dias Lobato, Joaquim Caiado e São Miguel.

Após as explicações, a reunião foi aberta para que os moradores pudessem fazer perguntas. Morador do bairro há mais de 50 anos, Eli Gomes, defendeu a importância da macrodrenagem para a comunidade. “Nós entendemos que obras causam transtornos, mas somente quem passa o que passamos nos períodos de chuva pode compreender o porquê queremos tanto que essa obra aconteça e seja concretizada. Estamos empolgados e gratos à gestão por se empenhar em realizar nosso sonho”.

Para chegar até esta etapa, de acordo com o prefeito Victor Coelho, o diálogo tem sido constante com a comunidade e os segmentos de serviços, por onde as obras tem passado. As equipes de trabalho estão unidas para acelerarem o cronograma que já alcançou cerca de 50% de conclusão.

“Só quem acompanha o sofrimento destes moradores entende a grandeza dessa obra. É claro que, para consertar, arrumar, é necessário passar por alguns desconfortos e, por isso, pedimos, não apenas a paciência do cachoeirense mas, especialmente, o apoio. Todos estão sendo impactados, neste momento, pelas obras da macrodrenagem, seja pela obra em si ou pelas mudanças no trânsito e até mesmo de local de trabalho, como o caso dos ambulantes no centro. Os benefícios podem não ser vistos agora, mas o futuro vai mostrar”, disse o prefeito.

Alocação dos ambulantes

A frente de trabalho da macrodrenagem que está sendo feita no centro da cidade, caminha para uma nova etapa e, por isso, a transição dos ambulantes, que trabalham no Guandu e em outros pontos, continua sendo realizada conforme o planejamento feito pela prefeitura junto com o segmento.

As equipes da Secretaria Municipal de Urbanismo, Desenvolvimento e Meio Ambiente (Semurb), que coordena o processo, estão fazendo a remoção de barracas dos ambulantes e transferindo para a rua Joaquim Vieira, localizada próxima ao Teatro Municipal.

Os ambulantes que não têm barracas, já estão ocupando os espaços disponibilizados na rua. De acordo com a secretaria, em breve, o translado completo será concluído.

Para melhor transparência das ações, foi publicado o regulamento dos procedimentos e regras que permitiu o sorteio dos 58 espaços disponíveis na rua Joaquim Vieira, aprovado pelos comerciantes em reunião prévia. O documento pode ser encontrado no Diário Oficial do dia 31 de outubro.