Rua Etelvina Vivácqua

Macrodrenagem: serviços avançam em via do bairro Nova Brasília

Recuperação do pavimento da via está previsto para ter início na próxima semana
Foto: Márcia Leal/PMCI

As obras de macrodrenagem na rua Etelvina Vivacqua, bairro Nova Brasília, estão em estágio avançado. A via, que é uma das que mais sofre com alagamentos em tempos de Chuva, segue com trecho interditado para o tráfego de veículos.

Os serviços estão concentrados entre o acesso à Linha Vermelha e o encontro com a rua Nelson Boreli (“Pracinha do Rotary”). No local, as equipes já finalizaram a instalação das estruturas subterrâneas que irão canalizar a água até o rio Itapemirim.

A próxima etapa será a recuperação do pavimento da via, que receberá cobertura com concreto, trabalho que está previsto para começar na próxima semana. Em seguida, terá início a instalação de uma caixa de amortecimento, dispositivo para reduzir a velocidade de escoamento da água em períodos de chuvas intensas.

“É importante ressaltar que essa grande obra de macrodrenagem está em andamento em diversos pontos da cidade, sendo um projeto único e plenamente integrado. Embora as atividades tenham sido concluídas em várias seções, os benefícios decorrentes deste grande investimento apenas se manifestarão após a conclusão integral da instalação de toda a infraestrutura necessária”, destaca Lorena Vasques, secretária municipal de Obras de Cachoeiro.

“O Nova Brasília é um bairro que sofre, há muitas décadas, com prejuízos decorrentes de alagamentos. Cada trecho concluído dessa obra representa um passo rumo à solução desse problema histórico, objetivo que está muito perto de ser concretizado”, enfatiza o prefeito Victor Coelho.

Obras avançam na Beira Rio

A outra frente de obras de macrodrenagem, instalada na Beira Rio, também segue em ritmo acelerado. Nesta semana, as equipes deram início às perfurações no muro da avenida, onde estão sendo alocadas as estruturas que escoarão a água da chuva até o rio Itapemirim.

Trata-se de galerias de concreto, principal componente da nova rede de macrodrenagem da cidade, que também foi instalada por toda a extensão da obra, passando por vias do centro e na Linha Vermelha, até a região do bairro Nova Brasília.

Na Beira Rio, as atividades estão concentradas na altura da rua César Missi. No local, as equipes já deram início à pavimentação de um trecho, onde já foram concluídos os serviços de escavações. Para a realização dos trabalhos, previstos para serem concluídos no próximo mês, a avenida segue interditada para a passagem de veículos.