Sucesso de público

Mais de 1,2 mil pessoas conferiram a feira de artesanato Art’s na Praça

A feira funcionou entre os dias 13 e 24 de dezembro, com uma grande variedade de produtos
Foto: Divulgação/PMCI

Encerrada no último dia 24 de dezembro, a edição de Natal da feira de artesanato Art’s na Praça contou com mais de 1.200 visitantes e movimentou cerca de R$ 25 mil em seus doze dias de funcionamento.

A feira, que estava instalada na Praça Jerônimo Monteiro, contou com a participação de 28 expositores, dos mais diversos segmentos, que encantaram o público com seus produtos feitos de forma manual.

“Estamos em um momento de retomada da economia, motivada pelo avanço da vacinação no município. Com isso, se faz necessário o apoio aos artesãos, que foram impactados duramente pela pandemia de Covid-19. Os produtos fabricados por esses profissionais, em sua maioria feitos à mão, também refletem aspectos culturais. Muitos aprenderam o ofício com seus pais e avós. Portanto, precisamos garantir que essas tradições não se percam”, comenta o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico de Cachoeiro, Francisco Montovanelli.

Com a retomada gradual da realização de eventos, graças ao avanço da vacinação contra Covid-19 no município, a expectativa da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (Semdec) para o próximo ano é de aumentar a participação de artesãos em feiras e eventos de nível municipal e estadual. Foram concretizadas, entre os anos de 2020 e 2021, cerca de 118 vagas para participação em eventos, a nível municipal e estadual, o que resultou um faturamento de R$ 85 mil.

“Nos últimos dois anos, mesmo com as dificuldades impostas pela pandemia, conseguimos garantir muitas participações em feiras e eventos para os artesãos de nossa região. Para 2022, temos vários eventos planejados. Nossa expectativa é oferecer ainda mais espaço para esses profissionais”, finaliza Francisco Montovanelli.

A feira “Art’s na Praça” foi uma parceria da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico de Cachoeiro (Semdec) com a Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Cachoeiro (Acisci), Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo (Aderes) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).