Notícias

Gripe e sarampo

Mais de 2,4 mil vacinas foram aplicadas durante mutirão em Cachoeiro

Dia D, no sábado (30), imunizou contra gripe, sarampo e Covid-19
Foto: Patrícia Pim/PMCI

Em Cachoeiro, 2.404 doses de vacinas foram aplicadas, no último sábado (30), no Dia D de vacinação contra a influenza e o sarampo. A ação, que ocorreu das 8h às 16h, foi especialmente voltada para o público dos trabalhadores da saúde, idosos, crianças de seis meses a cinco anos, gestantes e puérperas.

Nas salas de vacinação do município, foram aplicadas 1.230 doses contra a influenza; 640 da tríplice viral, que protege contra a caxumba, a rubéola e o sarampo; e 532 contra a Covid-19.

“É um número significativo de pessoas imunizadas. Ações como essa são importantes, tendo em vista que, em 2020 e 2021, nem tantas pessoas procuraram, por exemplo, a vacina contra gripe, em virtude da pandemia de Covid-19. É muito importante que os públicos da campanha tomem as doses, até porque a doença respiratória pode se agravar, especialmente, em idosos, que têm resposta imunológica menor”, lembra o secretário de Saúde Alex Wingler.

A imunização continua em todas as unidades de saúde com salas de vacinação e na Policlínica Municipal Bolívar de Abreu. Além dos públicos atendidos no Dia D, já podem ser imunizados contra a gripe, com o início da segunda etapa da campanha: povos indígenas; professores; pessoas com comorbidades; pessoas com deficiência permanente; caminhoneiros; trabalhadores de transporte coletivo rodoviário Passageiros Urbano e de longo curso; trabalhadores portuários; forças de segurança e de salvamento; Forças Armadas; funcionários do Sistema de Privação de Liberdade; população privada de liberdade e adolescentes e jovens em medidas socioeducativas.

O atendimento para vacinação é realizado das 8h às 15h. É preciso levar documento de identidade, CPF, cartão do SUS e cartão de vacina.