Proteção

Mais de 3 mil crianças ainda precisam ser vacinadas contra pólio em Cachoeiro

Foto: Reprodução

Em Cachoeiro, cerca de 3.200 crianças ainda precisam ser vacinadas contra poliomielite para que o município alcance a meta da campanha, que é a cobertura vacinal de 95% do público-alvo, formado por pequenos de 1 ano a menores de 5 anos.

A campanha, que já foi prorrogada para que se amplie a cobertura vacinal em todo o país, seguirá até o próximo dia 27. Até o momento, 6,6 mil crianças de Cachoeiro foram vacinadas, o que representa uma cobertura de pouco mais de 64%.

Para receber a imunização, basta procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima, que tenha sala de vacinação, levar o cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) e o cartão de vacinação.

A criança tomará a Vacina Oral Poliomielite (VOP), como dose ou reforço extra, ou a Vacina Inativada Poliomielite (VIP), como dose de rotina, dependendo do esquema vacinal registrado na caderneta.

“Vacinar os filhos contra a pólio é um compromisso que todos os pais precisam assumir e levar muito a sério. Só a imunização pode impedir o reaparecimento dessa doença, que é gravíssima e que, nos casos mais agudos, pode levar ao óbito”, salienta a secretária municipal de Saúde, Luciara Botelho.

Atendimento

De segunda a sexta-feira, as UBS oferecem a vacinação das 8h às 16h. Já as UBS que não possuem sala de vacinas também ofertam o serviço, mas apenas uma vez por semana, das 9h às 15h. São elas: Parque Laranjeiras e Agostinho Simonato, às terças-feiras; Nossa Senhora da Penha, às quartas; Gironda, às quintas (de 9h às 12h) e Vila Rica, Agostinho Simonato e Recanto, às sextas-feiras.

Locais com sala de vacinação

Policlínica Municipal Bolívar de Abreu
UBS Aquidaban