Mais de 600 alunos concorrem às vagas do Pré-Ifes 2019

Aplicada no último dia 24, a prova para ingresso no curso preparatório gratuito Pré-Ifes foi feita por 645 alunos do 9º ano da rede municipal, que concorrem às 220 vagas ofertadas, neste ano, pela Secretaria de Educação de Cachoeiro de Itapemirim (Seme).

A avaliação contou com 40 questões objetivas das áreas de Língua Portuguesa e Matemática. Os estudantes serão classificados de acordo com a pontuação na prova, até que o número de vagas disponibilizadas pelo projeto seja preenchido.

“O número de alunos inscritos para o processo seletivo revela o grande interesse em participar do curso. Estamos muito orgulhosos de nossos alunos da rede municipal”, enfatiza a secretária de Educação de Cachoeiro, Cristina Lens.

Ela também destaca que a novidade, neste ano, é que os não classificados dentro das vagas disponíveis ficarão na suplência, podendo ingressar durante todo o ano, em caso de desistências.

“O projeto consiste na oferta de curso preparatório com aulas gratuitas e oportunidades educacionais, objetivando o preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o mundo do trabalho, tendo em vista uma transição integrada entre os ensinos fundamental e médio”, finaliza Cristina, ao conceituar a proposta da iniciativa.

A divulgação oficial do resultado será no próximo dia 10, nas escolas de ensino fundamental da rede. Os 220 alunos classificados iniciarão o curso em 18 de maio, com a aula inaugural no auditório da escola municipal Zilma Coelho Pinto, no bairro Ferroviários.

As demais aulas acontecerão nas escolas Anacleto Ramos (Ferroviários) e Pedro Estellita Herkenhoff (BNH de Baixo), sempre aos sábados, das 8h às 12h30.

Com apoio de professores da rede municipal, os alunos do Pré-Ifes vão estudar de modo mais intensivo Matemática, História, Geografia, Língua Portuguesa e Ciências, disciplinas cobradas na prova de seleção para ingresso no ensino médio do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes).

A carga horária total será de 110 horas. No último dia do curso, 30 de novembro, será promovido um Seminário de Orientação Profissional, que acontecerá também na escola Zilma Coelho.