Formação

Professores concluem curso sobre educação étnico-racial

Formação teve nove encontros presenciais e atividades semipresenciais
Foto: Divulgação

Neste ano, a Secretaria Municipal de Educação (Seme), de Cachoeiro de Itapemirim, promoveu o curso gratuito “Educação Étnico-Racial: Desafios para o campo do currículo em ‘tempos pós’”. Cerca de 95 pessoas, entre professores da rede municipal e público externo, participaram da formação, que foi finalizada nesta quarta-feira (20), com o último encontro, que aconteceu no auditório “Professor David Alberto Lóss”, na escola “Zilma Coelho Pinto”, localizada no bairro Ferroviários.

Na ocasião, ocorreram apresentações de dança e relatos de experiências dos profissionais das unidades de ensino sobre as temáticas que foram abordadas no curso. Durante a formação, os professores cursistas realizaram, nas escolas em que atuam, trabalhos lúdicos, com práticas pedagógicas interdisciplinares, baseados na história e cultura africana, promovendo, nos alunos, a conscientização sobre exclusão, racismo, consciência negra e respeito às diferenças.

Com o total de nove encontros presenciais e com atividades semipresenciais e carga horária de 120h, a capacitação teve, como foco, a aplicação da lei federal 11.645/2008, que determina o ensino sobre a história e a cultura afro-brasileira e a indígena nas escolas brasileiras. Os participantes tiveram a oportunidade de aprender sobre diversos temas como: Relação Étnico-Racial no Brasil: conflitos e possibilidades; Intolerância religiosa e Multiculturalismo e educação: desafios para prática pedagógica.

“O curso foi capaz de contribuir para a formação continuada dos docentes da rede municipal de ensino, a partir das abordagens, com as quais, é possível desenvolver novas práticas pedagógicas com nossos estudantes. Isso para reverter, no imaginário social deles, as representações inadequadas e estereotipadas da cultura afrodescendentes e indígenas, levando-os a buscar práticas de empatia e de respeito ao seu próximo no contexto escolar e social”, avalia a secretária municipal de Educação, Cristina Lens.