Investimento de R$ 7,4 milhões

Mais duas escolas municipais de Cachoeiro serão reformadas e ampliadas

Escola Albertina Macedo, no bairro Santa Cecília, será uma das unidades contempladas
Foto: Divulgação/PMCI

A Prefeitura de Cachoeiro receberá do governo estadual um repasse de R$ 7.411.811,83 para reforma e ampliação de mais duas escolas da rede municipal de educação. São recursos do Fundo Estadual de Apoio à Ampliação e Melhoria das Condições de Oferta da Educação Infantil e Ensino Fundamental (Funpaes), que foram garantidos após a aprovação dos planos de aplicação apresentados pelo município.

O anúncio dos repasses para Cachoeiro e outros municípios contemplados foi feito nesta segunda-feira (30), em solenidade promovida pelo governo estadual, em Vitória, com a participação do prefeito Victor Coelho.

Para as obras na escola “Albertina Macedo”, no bairro Santa Cecília, serão destinados R$ 1.706.748,60. O prédio da unidade receberá um novo pavimento, que contará com duas salas de aula de cerca de 30m² e uma sala multifuncional, com dimensões de 20m². Além disso, serão construídos novos sanitários e rampas de acessibilidade.

Após a conclusão dos serviços, a Secretaria Municipal de Educação (Seme) de Cachoeiro espera oferecer 40 novas vagas para crianças de 0 a 3 anos.

Já a escola “Teresa de Avelar Pícoli”, no distrito de Córrego dos Monos, contará com a ampliação de nove salas de aula e ambientes administrativos, que auxiliam o pleno funcionamento da unidade.

Com a conclusão da obra, orçada em R$ 5.705.063,23, a escola terá quatro salas de aulas para creche, sendo uma sala para cada modalidade: Maternal I (Integral), Maternal II (Integral), Maternal III (Parcial) e Maternal IV (Parcial). Além de uma sala para o Pré I e Pré II, e outros três ambientes para o ensino fundamental I. Após a ampliação, o número de vagas saltará de 90 para 240.

“Ficamos muito felizes com o anúncio desse recurso para a melhoria de mais duas escolas de Cachoeiro, que se somam a outras já em andamento na rede municipal de educação, que garantem melhores condições para alunos e servidores”, destaca o prefeito de Cachoeiro, Victor Coelho.

“Esses recursos são fruto de um regime de colaboração entre o estado e o município de Cachoeiro, que é signatário do Pacto pela Aprendizagem no ES (Paes). Essa parceria, em prol da educação pública de qualidade, tem possibilitado ações importantes para a rede municipal de ensino na área pedagógica, na alfabetização e, também, investimentos na estrutura de prédios escolares”, afirma a secretária municipal de Educação, Cristina Lens.

Obras em outras escolas municipais

No último mês, a Prefeitura de Cachoeiro iniciou reformas em mais duas escolas municipais, com recursos próprios. Na escola “Dona Maria Santana”, no bairro Basileia, estão sendo feitos serviços de adequação da rampa conforme as normas do Corpo de Bombeiros; troca de cobertura; reforma dos banheiros masculino e feminino e adequação dos sanitários com rampa para acessibilidade; pintura geral; reforma do refeitório; adequação das salas para atender os alunos de tempo integral; troca de portas e de vidros quebrados e reforma da parte elétrica. Serão investidos, na obra, R$ 233.055,92.

Já no bairro Elpídio Volpini, a escola “Maria das Dores Pinheiro Amaral” passará por intervenções orçadas em R$ 228.773, 44. As benfeitorias são: pintura; reforma de rampa de acesso; readequação do piso; reforma da cobertura; substituição dos portões; manutenção da parte elétrica; reforma da quadra, com instalação de novos equipamentos esportivos.

Além disso, também em abril, foi assinada a ordem de serviço para a reforma da escola municipal “Anacleto Ramos” e anunciada a reforma e ampliação da escola Zilma Coelho Pinto, ambas no bairro Ferroviários.