Nas UBS

Março Lilás: mais de 3 mil vagas para exame preventivo do colo do útero

Campanha mobiliza todas as UBS do município
Foto: Márcia Leal/PMCI

Neste mês de março, período de maior atenção na prevenção do câncer de colo uterino, a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) de Cachoeiro está disponibilizando 3.200 vagas para exames preventivos, para diagnóstico da doença.

Para ter acesso ao exame, basta que a mulher procure a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima de casa, com documentos de identificação e cartão do SUS, para agendamento da coleta de material para análise e instruções sobre o procedimento.

O preventivo deve ser feito periodicamente por toda mulher que tem ou já teve vida sexual, principalmente, as que têm entre 25 e 59 anos. Inicialmente, o exame tem que ser realizado anualmente. Após dois exames seguidos (com um intervalo de um ano) apresentando resultado normal, pode passar a ser feito a cada três anos.

“É importante que as mulheres estejam cientes da necessidade de realizar o exame preventivo de colo de útero, e nossas equipes estão trabalhando incansavelmente para conscientizá-las sobre essa questão, bem como sobre muitos outros cuidados essenciais para prevenir doenças e promover uma vida mais saudável”, destaca Alex Wingler, secretário municipal de Saúde de Cachoeiro.

Dia D

No dia 25, um sábado, a Semus realizará o Dia D da campanha, em que todas as UBS funcionarão, das 7h às 12h, disponibilizando 640 vagas para a realização do exame preventivo. Além de gerar maior mobilização, o objetivo é facilitar o acesso ao serviço às mulheres que, por motivo de trabalho ou outros, não consigam fazer a marcação durante a semana, no horário de funcionamento das unidades.

Atividades nas unidades de saúde

A programação da Semus para a campanha do Março Lilás conta, ainda, com ações educativas nas unidades de saúde e na Casa Rosa, espaço totalmente dedicado ao atendimento ao público feminino.

O cronograma prevê atividades como rodas de conversa, exames rápidos, agendamento de consultas, dentre outras.

Confira algumas das atividades dos próximos dias

Dia 08/03 – Unidade do Bairro Parque das Laranjeiras – Local: Salão da Igreja São Francisco de Assis – 8h – ação de Graça, seguindo com um Café da Manhã, sorteios, palestras da Equipe da Saúde sobre Março Lilás, marcação de consultas, exames e aferição de pressão

Dia 08/03 – Casa Rosa – 13h – Sala de espera “O poder do sorriso: faça do seu sorriso sua maior força”.

Dia 10/03 – Casa Rosa – 7h – Sala de espera “Saúde mental da mulher moderna”.

Dia 25/03: Unidade Básica Do Bairro Vila Ric – de 7h às 12h – iniciando com Sala de espera seguindo de coleta de citopatológico de rastreio; Solicitação de Mamografia (conforme Protocolo de MS); Solicitação de exames laboratoriais

Dia 25/03: Unidade Abelardo Machado – De 07:00 as 12:00 horas: Ação de Coleta de preventivo – Sala de Espera  com o tema; “ Combate ao Câncer de Colo Uterino e a Importância de realização de Exame Preventivo”, aferição de pressão e Glicemia.